Pix foi o meio de pagamento que mais cresceu nas lojas físicas, segundo pesquisa
Uso do Pix para pagamento em lojas físicas teve alta surpreendente, ficando acima do cartão de crédito. Saiba mais!
O Pix completa 3 anos em 2023. Desde o seu lançamento, o sistema de transferência instantânea tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros. Não à toa, é considerado um dos principais meios de pagamento do país, lado a lado com o cartão de crédito.
De acordo com uma pesquisa realizada pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com o Instituto Qualibest, 93% das empresas disponibilizam a opção de pagamento via Pix em lojas físicas.
Além disso, quando se trata das formas de pagamento em varejistas online, o Pix se iguala ao cartão de crédito parcelado, com 85% de presença. Ainda nessa perspectiva, quando o cliente faz a compra pelo celular, o sistema de transferência lidera com 33%.
Pix nas lojas físicas
Para além das lojas online, o Pix também ampliou o seu alcance nas lojas físicas. Com base no estudo, trata-se do meio de pagamento que mais cresceu nesse meio. Confira os dados, referentes ao varejo físico em 2022:
- Pix: 67%;
- Cartão de crédito à vista: 61%;
- Cartão de débito: 61%;
- Dinheiro: 58%;
- Cartão de crédito parcelado: 57%;
- Pagamento móvel via app: 37%.
Já em 2021, o Pix havia registrado 39%, ou seja, teve uma alta de 28 pontos percentuais em um ano. Enquanto isso, a segunda maior alta foi a do pagamento móvel via app, que subiu 15 p.p. na comparação anual.
Veja também:
C6 Bank libera empréstimo sem necessidade de pagamento de parcelas; saiba como funciona

Principal meio de pagamento pelo celular
Como exposto anteriormente, quando consideradas as compras efetuadas pelo celular, o Pix é o principal meio de pagamento usado pelos consumidores, acima até mesmo do cartão de crédito parcelado. Veja a lista:
- Pix: 33%;
- Cartão de crédito parcelado: 30%;
- Cartão de crédito à vista: 15%:
- Pagamento via app: 9%;
- Cartão de débito automático: 4%;
- Boleto: 2%.
Diante disso, é possível relacionar a facilidade proporcionada pelo Pix no celular com a preferência dos consumidores por esse meio. Isso porque, para acessar o sistema, basta entrar no aplicativo do banco e realizar a transação. Além disso, o pagamento é efetuado na hora, o que agiliza o processo.
Imagem: Alexandre Tavares Silva / shutterstock.com