Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pix: quais são os limites para o valor de transações?

0

Desde o lançamento do Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, muitas pessoas estão com dúvidas sobre como utilizar o novo serviço. Uma dessas dúvidas é sobre quais são os limites para o valor de transações. Sobre isso, o Banco Central ainda não fixou um valor máximo para as transações que forem feitas pelo Pix. Assim, bancos e participantes estão autorizados a estabelecer seus próprios limites máximos para as operações.

É provável que você também goste:

Nubank tem 56 vagas de emprego. Saiba como se candidatar

Atenção: últimos dias pra aproveitar o Feirão Limpa Nome da Serasa

Como solucionar falhas e erros no Pix do Nubank, PicPay e outros

Quais são os limites para o valor de transações no Pix?

Dessa forma, as instituições financeiras e de pagamento poderão estabelecer limites por usuário pagador, por transação, por dia ou por mês. No entanto, de acordo com o Banco Central, os participantes do PIX somente poderão estabelecer limites de valor para as transações baseados em critérios de mitigação de riscos de fraude e de infração à regulação de prevenção à “lavagem” de dinheiro.

Com isso, os limites máximos de valor poderão ser estabelecidos dependendo de alguns critérios, como:

  • cadastramento prévio da conta transacional do recebedor;
  • o PIX ser um PIX Agendado;
  • canal de atendimento utilizado pelo usuário pagador;
  • da conta do usuário recebedor ser da mesma titularidade da conta do usuário pagador;
  • da forma de autenticação do usuário pagador;
  • ou então qualquer outro critério definido pela instituição.

Saiba o que é o Pix

Partindo da premissa que nem todos conhecem o Pix hoje, vamos falar um pouco do serviço. Assim, em resumo, o Pix é uma alternativa a TED, DOC e boletos, ou seja, uma forma de fazer transferências e pagamentos instantâneos, inclusive nos finais de semana e feriados.

Hoje, ele já está funcionando em praticamente todos os bancos e fintechs do país. Assim, com o Pix você pode transferir dinheiro a qualquer momento, 24 horas por dia, 7 dias da semana, e com o dinheiro caindo na hora na conta de quem recebe. E o melhor: de graça.

Como registrar as chaves do Pix?

Se você é cliente de algum banco, mas ainda não registrou suas chaves Pix, é muito simples. Primeiro, basta escolher uma informação (e-mail, CPF, número de celular, ou uma chave aleatória), para cadastrar como chave do Pix na sua conta. Com isso, na hora de receber ou pagar algum valor, você não precisa passar o número da conta, agência etc.

Depois, entre no aplicativo do seu banco e vá até a área “Pix”. Lá, é possível ir até a opção “Minhas chaves” e “Registrar chave”. Agora é só escolher as chaves que deseja registrar, entre CPF, número de telefone, e-mail ou chave aleatória. Por fim, no caso do celular e e-mail, é necessário inserir o código enviado para autenticar o registro.

Enfim, gostou da matéria?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram, e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Brenda Rocha / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...