Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pix representa 30% do total de transações bancárias, afirma Febraban

Em março, o Pix ultrapassou o total de transações bancárias feitas com TED e DOC.

0

O sistema de pagamento Pix foi lançado pelo Banco Central (BC) em novembro de 2020. Devido a sua praticidade, o Pix é muito popular. De acordo com um estudo da Febraban, em parceria com a consultoria Deloitte, hoje já representa 30% do total de transações bancárias. Esse valor leva em conta as operações realizadas por pessoas físicas e jurídicas em março de 2021. 

Pix representa 30% do total de transações bancárias, afirma Febraban

O Pix representa 30% de todas as transações bancárias. Além disso, em março o Pix ultrapassou o total de transações bancárias feitas com TED e DOC que ficaram no patamar de 19%. Já em novembro, as transações tradicionais representavam 33%. 

A maquininha representa a maioria das transações bancárias com 51% do total. Entretanto, isso também representa uma queda de 15% do observado em novembro. Ainda de acordo o estudo da Febraban, a taxa média de crescimento do Pix é de 18% ao mês. Até o mês de maio, o sistema Pix já tinha 93,6 milhões de usuários, ao levar em conta todo o sistema financeiro. 

Com relação à quantidade de transações realizadas, essa taxa é ainda maior: 62% de crescimento médio mensal. Mais de 88% das transações são realizadas entre contas de instituições diferentes e 75% é realizada entre pessoas físicas. Por fim, duas a cada três transações via Pix são realizadas por pessoas entre 20 e 39 anos. 

Como um tipo de reflexo do sucesso do Pix, o desempenho das agências também está piorando. Entretanto, a pesquisa aponta que esse declínio ocorre há anos. Dessa forma, o Pix não representa o principal motivo do declínio. Desde 2016, a fatia das agências no total de transações bancárias está caindo: de 9% em 2016, para 3% em 2020. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre os bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e as matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: RoberioJr / shutterstock.com

Seja membro

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.