Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

PIX tem limite? Confira todas as regras

O PIX possui limites, variando conforme o perfil do usuário e a instituição financeira; conheça as principais regras aplicáveis.

 PIX tem limite? Agora todas as instituições financeiras devem operar com um limite noturno de R$1 mil. Esta regra deve ser adotada de segunda a domingo, das 20h às 6h, inclusive em feriados e se aplica a contas de pessoas físicas. Dessa forma, a finalidade dessa medida é garantir uma maior segurança nas transações e prevenir contra possíveis fraudes.

Este limite será imposto independente da vontade do titular da conta. Então, caso o titular da conta necessite de um limite maior, ele deverá solicitar ao banco uma autorização especial ou fazer um pedido de ampliação do limite para um destinatário específico.

Procedimentos para alteração do limite

Os procedimentos para requisição de ampliação do limite deverão seguir as regras estabelecidas por cada instituição bancária. Estima-se que cada solicitação de alteração de limite levará em média de 24 a 48 horas para ser concedida, como uma medida de segurança adicional. Dessa forma, as instituições disponibilizarão esta funcionalidade diretamente nos aplicativos financeiros ou nos sites dos bancos.

Veja também: Adesivo anti-radar dá multa? Qual o valor? 

Celular com a logo do Pix na tela e diversas notas de R$ 50,00 ao fundo emendas pix
Imagem: Alexandre Tavares Silva / shutterstock.com

A segurança das contas bancárias e das transações online é assegurada pelo sistema financeiro nacional do Banco Central. A partir de novembro, também entrará em vigor o bloqueio cautelar. As operadoras de transações estarão autorizadas a suspender transações que sejam suspeitas de fraude. Dessa forma, essa suspeita pode surgir quando houver uma distorção do padrão usual de movimentações financeiras do cliente. 

PIX tem limite: prevenção contra fraudes

As fraudes bancárias podem surgir de diversas circunstâncias, sendo os sequestros-relâmpago uma prática comum, forçando a vítima a realizar transações. Outro método envolve a obtenção ilícita de informações pessoais e financeiras por meio de técnicas de engenharia social e acesso a websites fraudulentos.

Nesse sentido, é importante reforçar que comportamentos preventivos são sempre a melhor opção. Monitorar os dados pessoais e ficar alerta quanto a operações e consultas é uma das maneiras mais eficazes de se evitar problemas financeiros. 

Imagem: Alexandre Tavares Silva / shutterstock.com