Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Adesivo anti-radar dá multa? Qual o valor?

Saiba mais informações sobre como funciona adesivo anti-radar que muitos motoristas utilizam e se essa prática é passível de multa!

Recentemente, vídeos que mostram pessoas colando adesivo anti-radar nas placas de carro estão viralizando nas redes sociais, em especial no TikTok. Porém, essa situação é passível de multa, afinal de contas?

Dessa forma, saiba mais informações sobre o que pensa o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) quanto a essa técnica na sequência!

Como funciona o adesivo anti-radar?

Pessoa colando adesivo anti-radar em uma placa de carro,
Imagem: Reprodução / TikTok

A tática consiste na aplicação de um adesivo transparente, porém reflexivo, sobre o número da placa do carro. Sem luz direta incidindo sobre a placa, a numeração aparenta estar completa. Entretanto, quando iluminada, o número demarcado com o adesivo desaparece, tornando a identificação do veículo pelos radares mais difícil.

Veja também: Confira os 3 signos com mais chances de ficar milionários, segundo a Astrologia

Sendo assim, vídeos que mostram carros com placas modificadas circularam nas redes sociais, viralizando no TikTok. Alguns perfis, inclusive brasileiros, estão vendendo o produto com a promessa de evitar multas por excesso de velocidade. Porém, o Detran reforça: mesmo que o número da placa não esteja obstruído a olho nu, a aplicação do adesivo é considerada infração de trânsito.

Ademais, os perfis que comercializam os adesivos afirmam que o método é eficaz tanto em placas do padrão Mercosul quanto nas antigas cinzas brasileiras. No entanto, independente do modelo da placa, o Detran alerta que a prática é ilegal e sujeita a penalidades.

Qual é a infração cometida com essa prática?

Conforme a consulta do Autoesporte, o Detran explicou que o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece como infração o ato de dirigir um veículo com placa sem condições de legibilidade e visibilidade.

Essa infração é considerada gravíssima e resulta na aplicação de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de uma multa no valor de R$ 293,47.

Dessa forma, o Detran reforça que está atento aos motoristas que colam adesivo anti-radar nas placas dos seus carros. Assim, tanto agentes de trânsito quanto da Polícia Militar são os responsáveis pela fiscalização desse tipo de prática fraudulenta.

Imagem: Reprodução / TikTok