Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Planeje seu futuro: aprenda a simular sua aposentadoria por idade em poucos passos

Entenda as novas regras de aposentadoria por idade e aprenda a simular seu benefício com o INSS, planejando seu futuro com segurança.

Com as recentes mudanças na Previdência Social, muitos trabalhadores encontram-se em dúvida sobre como e quando poderão se aposentar, inclusive se questionando se é possível simular a aposentadoria.

A saber, a aposentadoria por idade, uma das modalidades do benefício, sofreu importantes alterações com a reforma de 2019, impactando diretamente no planejamento de muitos brasileiros. Mas você sabe exatamente o que mudou e como essas alterações afetam o seu planejamento para a aposentadoria?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dispõe de ferramentas que facilitam a vida dos contribuintes, permitindo simular o tempo de contribuição necessário e estimar o valor do benefício. Portanto, a seguir, explicaremos as regras e demonstraremos como você pode utilizar o simulador do INSS para planejar seu futuro com maior segurança.

Compreendendo as regras atuais da aposentadoria

Celular com logo do INSS e elementos como calculadora, notas de dinheiro e caneta em volta
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Segundo as normas vigentes, para ter direito à aposentadoria por idade, as mulheres devem alcançar a idade mínima de 62 anos e os homens 65 anos, além de contribuírem por, no mínimo, 15 anos (para mulheres) e 20 anos (para homens).

Assim, estas condições aplicam-se à maioria dos trabalhadores, porém, existem categorias com regras especiais, como professores, trabalhadores rurais e pessoas com deficiência.

O que são as regras de transição?

As regras de transição foram estabelecidas para aqueles que já contribuíam para o INSS antes da reforma de 2019, oferecendo um caminho alternativo para a aposentadoria até o ano de 2031. Sendo assim, sob estas regras, a idade mínima e o tempo de contribuição são ajustados anualmente.

Em 2024, por exemplo, as mulheres devem ter pelo menos 58 anos e seis meses, e os homens, 63 anos e seis meses, com um tempo mínimo de contribuição de 30 anos para mulheres e 35 para homens.

Como calcular o valor da aposentadoria

Calcula-se o valor da aposentadoria por meio da média de todos os salários desde julho de 1994. O beneficiário recebe 60% dessa média, acrescido de 2% para cada ano que superar o tempo mínimo de contribuição exigido.

No entanto, para realizar um cálculo preciso, é crucial o auxílio de um profissional, como um contador ou advogado especializado em direito previdenciário.

Veja também:

Afinal, quem tem o nome sujo pode se tornar MEI? Confira regras!

Simulando sua aposentadoria

Usar o simulador de aposentadoria disponível no site ou no aplicativo do INSS é uma forma prática de estimar quanto tempo falta para você se aposentar e qual seria o valor aproximado do seu benefício. Veja como é simples:

  1. Acesse o site meu.inss.gov.br ou baixe o aplicativo Meu INSS no seu celular (disponível para Android e iOS);
  2. Insira seu CPF e senha para login. Caso não possua, será necessário criar uma;
  3. Na opção “Serviços”, selecione “Simular Aposentadoria” ;
  4. Confira as informações exibidas, como idade, sexo, tempo de contribuição e o cálculo estimado para a sua aposentadoria.

Em caso de necessidade de correção de algum dado pessoal, basta clicar no ícone de lápis disponível para edição. A simulação é um recurso valioso para planejar adequadamente sua aposentadoria, garantindo mais tranquilidade para o seu futuro.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com