Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Plataforma brasileira de investimento de criptomoedas é encerrada

Com o fechamento da plataforma de criptomoedas, os usuários brasileiros ficam com poucas opções no mercado.

O mercado de criptomoedas no Brasil sofreu mais uma baixa com o encerramento da plataforma Catalog. A empresa oferecia serviços de negociação peer-to-peer (P2P). A empresa anunciou o fechamento da plataforma na última quinta-feira (13), pegando muitos usuários de surpresa. 

Assim, com o fechamento da Catalog, os usuários brasileiros que desejam negociar criptomoedas através de transações P2P ficam com poucas opções no mercado. Dessa forma, pode haver um aumento na procura por exchanges centralizadas. Isso pode ser preocupante para aqueles que valorizam a privacidade e a descentralização das transações. 

O que é peer to peer (P2P) e exchange centralizada?

Peer-to-peer (P2P) é uma forma de compartilhamento de informações, arquivos e recursos entre computadores conectados à internet, sem a necessidade de um servidor centralizado. Nessa modalidade, cada usuário pode atuar tanto como cliente quanto como servidor. Assim, é permitindo que o acesso aos recursos seja distribuído entre os participantes da rede sem a necessidade de uma exchange centralizada.

Já a exchange centralizada é uma plataforma que atua como intermediária entre compradores e vendedores de criptomoedas, sendo que todas as transações são realizadas dentro da plataforma. Dessa forma, o fechamento da catalog preocupa muitos investidores de cripto pois as negociações não serão mais descentralizadas e sempre passarão por um intermediário,  

Qual o motivo do fechamento da plataforma de criptomoedas?

Embora a empresa não tenha divulgado um motivo oficial para o fechamento da plataforma Catalog, existem muitos fatores que podem ter contribuído para essa decisão.

Uma das possibilidades é que a Catalog tenha sofrido com as mudanças regulatórias que estão ocorrendo no mercado brasileiro de criptomoedas. Tais regularizações teriam aumentado as exigências e os custos para a operação da plataforma de criptomoedas.

Independentemente do motivo, o fechamento da Catalog representa uma perda significativa para os usuários brasileiros que utilizavam a plataforma para negociar criptomoedas de forma segura e descentralizada. De acordo com o criador da plataforma, ele irá se dedicar a um novo projeto que consiste em auxiliar pessoas na declaração de imposto com foco em criptomoedas.

Imagem: Chinnapong / Shutterstock.com