Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Plataforma passa a oferecer informações sobre chaves Pix; saiba mais

Saiba mais sobre as novidades do Registrato para detalhes sobre chaves Pix e como isso pode impactar suas transações financeiras

Desde a última terça-feira (2), o Registrato, página do Banco Central (BC) que disponibiliza as relações do cidadão com instituições financeiras, passou a fornecer um relatório com o histórico de chaves Pix, inclusive as excluídas. Dessa forma, os usuários do sistema de transferências instantâneas do BC poderão consultar com mais facilidade as informações e, assim, evitar fraudes.

Anteriormente, o serviço fornecia apenas informações básicas sobre as chaves Pix, como o nome do titular e o tipo de chave. No entanto, com essa atualização, o Registrato agora oferece detalhes adicionais que podem fornecer aos usuários uma visão mais abrangente de suas transações financeiras.

Mais informações sobre chaves Pix

Portanto, com a disponibilidade de mais detalhes sobre as chaves Pix, os usuários podem ter uma melhor compreensão de como e onde estão sendo utilizadas suas chaves. Isso pode ajudar a identificar possíveis atividades suspeitas ou não autorizadas em suas contas. Além disso, a transparência adicional fornecida pelo Registrato pode promover uma maior confiança no sistema Pix como um todo.

Contudo, para solicitar relatórios de chaves Pix no Registrato é preciso ter conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. A partir daí, eles podem visualizar todas as informações disponíveis sobre suas chaves Pix, incluindo detalhes como data e hora de registro, instituição emissora e histórico de transações associadas a cada chave.

Celular com imagem do Pix na tela
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Funcionalidades

De acordo com o Banco Central, a partir de agora, o cidadão pode identificar possíveis tentativas de fraude utilizando chaves Pix em seu nome. Além disso, será possível reivindicar a posse, solicitando a posse de uma chave cadastrada no nome de outra pessoa, como ocorre em casos de chaves com números de telefone que mudaram de dono.

Veja também:

Valor de R$ 1.136,40 é antecipado no Caixa Tem, saiba como desbloquear e receber

Também há a possibilidade de transferir a chave Pix para outra instituição financeira por meio da portabilidade. Enfim, segundo o Banco Central, o relatório completo leva até dois dias para ficar disponível na plataforma.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com