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Problemas ao comprar na Playstation Network com o cartão de crédito?

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Eu sou usuário do cartão de crédito Nubank e sou assinante da PlayStation Plus. Até o momento, nunca tive problemas na vinculação de um cartão de crédito na minha conta. Entretanto, de uns dias para cá, tive problemas com o cartão de crédito Nubank. Simplesmente as compras na Playstation Network passaram a não serem mais aceitas, de uma hora para outra. Tentei remover o cartão do cadastro e inclusive coloquei outro e nada de solucionar o problema.

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1) Entrei em contato com o Nubank

Primeiramente, entrei em contato com o suporte do Nubank. Tudo foi muito rápido, e me responderam pelo chat em menos de cinco minutos. A princípio, não tem nada de errado com o Nubank.

No dia 23/12, foi feito um pedido de verificação do cartão junto ao Ebanx-Sonyplaystation no valor de R$ 1,00, e o Nubank respondeu que o cartão era válido. O Nubank respondeu ao lojista que o cartão era válido. Após essa verificação, A Playstation Network deveria enviar o pedido de compra para que a administradora do cartão respondesse, e isso não aconteceu.

E mais, de acordo com a atendente do Nubank, foi informado que em alguns casos a ferramenta de fraude do site decide não seguir em frente e enviar o pedido de compra. Me recomendou ainda que fizesse o seguinte:

  • 1) Usar um endereço de entrega que eu costumo usar;
  • 2) Fazer login no site com os mesmos dados cadastrados com o Nubank, como nome, endereço de entrega, etc;
  • 3) Fechar o site, limpar os cookies do navegador e tentar um pouco mais tarde, pois pode ser indisponibilidade momentânea do site.;
  • 4) Se nada disso funcionar, eu deveria entrar em contato com o time de suporte do site/aplicativo.

Foi realmente incrível a experiência do suporte por parte do Nubank. Entretanto, não posso afirmar o mesmo com relação a Playstation Network.

2) Entrei em contato com a Sony/Playstation

Tentei ligar para o telefone 4003-7669, pois resido na região metropolitana de Porto Alegre. Logo de cara, percebo que vou me incomodar. O tempo previsto para atendimento era de 30 minutos, e que seria recomendável que eu entrasse pelo chat https://suporte.playstation.com/

Pelo chat, a experiência foi a mesma ou pior ainda. Haviam 70 pessoas na fila de espera, e o tempo médio de espera era de 10 minutos. Isso sem falar em uma mensagem para não atualizar o chat, para não perder o lugar na fila. Depois de muito tempo me atenderam.

De acordo com a atendente da Playstation, que verificou a minha conta, não havia nada de errado. Ela constatou um bloqueio, mas que havia sido encerrado no dia 24/12, o que não ocorreu, pois nunca mais conseguir comprar na Playstation Network. Por fim, recomendou que eu removesse o cartão de crédito e inserisse as informações novamente, desde que exatamente como constam na administradora de cartão de crédito.

Logo após o atendimento, eu decidi remover o cartão virtual do Nubank e informei o físico. No meu caso resolveu na mesma hora. Aparentemente, o bloqueio estava somente no cartão virtual. Mas e então, pasmem. Novamente o bloqueio. Deduzi que seria necessário entrar em contato com o Ebanx para resolver o problema com a Playstation Network.

Entrei em contato com o Ebanx

Então, criei um login no site do Ebanx e entrei no chat para verificar a situação. O Ebanx oferece métodos de pagamento para diferentes sites internacionais, inclusive a Playstation Network. Ou seja, você usa a moeda local para comprar produtos e serviços que são cobrados em dólares.

Descobri então que caí em um filtro de segurança. Isso acontece quando ocorre o bloqueio do CPF para qualquer tipo de compra internacional. Parece que finalmente meu problema será resolvido. Entretanto, o prazo para análise e desbloqueio é de 10 dias úteis.

Agora, só me resta aguardar e esperar pela solução. E você, já passou por este problema? Espero que este artigo ajude alguns usuários a conseguirem resolver o problema. Se acontecer com você, tente diretamente a Ebanx. Por fim, assim que eu receber o retorno da Ebanx, estarei atualizando este artigo. Até mais!

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