Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Polícia Civil alerta população sobre novo golpe; veja

Os avanços tecnológicos oferecem oportunidades para facilitar a vida dos cidadãos e dos golpistas. Confira o alerta da Polícia Civil.

A Polícia Civil está alertando a população a respeito de um novo golpe que utiliza recursos de Inteligência Artificial (IA) para enganar os cidadãos. Na modalidade, os criminosos fazem uso da tecnologia para imitar a voz de uma pessoa. As informações são do portal Manaus Alerta, que atua junto ao Metrópoles.

O alerta ocorreu por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc). Confira mais detalhes sobre o novo golpe e veja como se proteger. 

Golpistas estão utilizando IA para imitar a voz humana

Os golpistas estão utilizando IA para imitar a voz humana. De acordo com o titular da Dercc, Antônio Rondon, os criminosos captam a voz de uma pessoa por meio de chamadas telefônicas. Segundo Rondon, é possível pegar a voz até mesmo em ligações curtas. 

Além disso, os golpistas também são capazes de copiar a voz por meio de mensagens de áudio enviadas por aplicativos ou, até mesmo, por redes sociais, como vídeos de stories do Instagram. Assim, os criminosos manipulam a voz com programas de IA e, com isso, criam diálogos. 

Feito isso, segundo Rondon, os golpistas entram em contato com a família da suposta vítima e utilizam a voz feita por IA para enganar os familiares, simulando sequestros e pedindo para que a família faça transferências de dinheiro. 

“Nesses casos, como as vozes são idênticas, a vítima acaba acreditando que, de fato, se trata daquele conhecido e realiza a transferência, tendo prejuízos financeiros. Somente algum tempo depois ela se dá conta que foi vítima de um golpe”, afirmou Rondon.

Polícia Civil ensina como se proteger do novo golpe 

De acordo com a Polícia Civil, para se proteger do novo golpe, é importante criar palavras-chaves ou códigos entre os familiares. Assim, caso receba uma chamada, vocês terão informações restritas que apenas vocês sabem. Assim, pode-se identificar se, de fato, é uma vítima familiar ou apenas um golpe com inteligência artificial. 

Além disso, a Polícia Civil também está orientando a todos aqueles cidadãos que tenham caído no golpe a realizar um Boletim de Ocorrência (BO) em alguma delegacia próxima ou pela Delegacia Virtual (Devir), através do site

Imagem: Gorodenkoff / Shutterstock.com