Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Polícia emite alerta geral sobre o golpe do Pix; confira agora

Clique para saber qual é o alerta da Polícia sobre o golpe do Pix e aprenda algumas dicas para não ser a próxima vítima!

A Polícia Civil está reforçando o alerta para que a população tome cuidado com o golpe do Pix. Segundo a corporação, o número de crimes que usam esse sistema de pagamentos aumentou, e a população precisa tomar cuidado para não ser vítima.

Além disso, a polícia chama a atenção para o fato de que os criminosos usam o golpe do Pix não só para roubar dinheiro das vítimas, mas também para conseguir informações sensíveis, como número de contas, chave Pix e a senha dos indivíduos.

Veja também:

Famosa empresa recebe 2 processos por minuto na justiça após polêmica

Golpe do Pix tem várias formas

Não existe apenas uma maneira de se aplicar o golpe do Pix. Na verdade, esse golpe engloba todos os crimes que usam esse sistema de pagamentos instantâneos para enganar as vítimas. Assim, os mais comuns são:

  • Sites falsos: o objetivo é encaminhar os alvos para sites falsos e roubar suas informações bancárias;
  • Investimentos milagrosos ou “falha” no sistema: através das redes sociais, os criminosos divulgam a informação falsa de que se a vítima fizer um Pix de determinado valor, ela vai receber outro com um valor ainda maior em sequência;
  • WhatsApp clonado e perfil falso: os bandidos têm acesso à lista de contatos de determinado perfil e enviam mensagens pedindo dinheiro;
  • Centrais de atendimento falsas: os criminosos entram em contato com a vítima dizendo ser da central de atendimento do seu banco e pedem para que ela realize alguma operação ou forneça seus dados.
Imagem: chingyunsong / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Como se proteger

De acordo com a Polícia Civil, para evitar cair em algum golpe do Pix, as pessoas devem:

  • Conferir os remetentes dos e-mails e mensagens e nunca acessar páginas suspeitas;
  • Não fazer o cadastro de uma chave Pix por meio de sites que chegaram por e-mail, SMS ou mensagens, nem por ligações telefônicas. Para isso, use apenas o aplicativo do banco ou vá diretamente na agência;
  • Não compartilhe códigos de verificação com ninguém. Além disso, os bancos não pedem esse tipo de informação;
  • Nunca repasse suas senhas e/ou códigos de acesso;
  • Confira o destinatário da transferência via Pix.

Em caso de dúvida, procure o atendimento bancário antes de realizar qualquer operação. Entretanto, quem foi vítima de um golpe do Pix deve procurar a polícia para fazer um boletim de ocorrência.

Imagem: chingyunsong / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital