Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Polícia Federal faz operação contra fraudes no Auxílio Emergencial; entenda a situação

Uma operação que a Polícia Federal realizou nesta sexta-feira (15) trata de uma investigação sobre fraudes no Auxílio Emergencial. Confira!

A Polícia Federal (PF) de Campinas (SP) realizou na manhã desta sexta-feira (15) uma operação envolvendo fraudes no pagamento do Auxílio Emergencial. A investigação aponta que pelo menos 112 contas da Caixa Econômica Federal sofreram golpes.

Dessa forma, os 4 suspeitos atuaram entre junho de 2020 e setembro de 2021, desviando a quantia de R$ 120 mil daqueles que tinham direito ao benefício. Saiba mais detalhes sobre essa ação e as demais informações a seguir.

PF de Campinas investiga fraudes no Auxílio Emergencial

imagem de aplicativo do auxilio emergencial no celular com notas de 100 reais ao fundo
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

A operação da PF nesta sexta-feira contou com 4 mandados de busca e apreensão nas cidades de Hortolândia e Piracicaba, em São Paulo. A investigação visa desmantelar um grupo criminoso especializado em fraudes do Auxílio Emergencial.

Segundo informações do órgão policial, os criminosos se passavam por outras pessoas para criar contas em bancos digitais. Esse procedimento tinha como objetivo dificultar o rastreamento e identificação dos verdadeiros beneficiários.

Em um caso particular, um dos criminosos, alvo da operação batizada de “Múltiplas Faces”, registrou uma selfie no momento da abertura de sete contas diferentes para cometer fraudes no Auxílio Emergencial, todas registradas em nomes distintos.

Qual será o destino dos suspeitos?

Os indivíduos investigados agora respondem pelo crime de furto mediante fraude. Esse é um tipo de delito que pode resultar em condenações de até oito anos de prisão. Além disso, a PF solicitou o bloqueio de R$ 120 mil em bens dos suspeitos para tentar ressarcir, ao menos em parte, o dinheiro desviado dos cofres públicos.

Veja também:

Peritos do INSS ameaçam fazer paralisação em janeiro; entenda a situação

Dessa forma, é importante frisar a necessidade dos usuários em manter dados digitais seguros, a fim de evitar cair em fraudes como a do Auxílio Emergencial. A PF, por sua vez, continuará atuando para coibir as ações de criminosos virtuais a fim de evitar que mais fraudes aconteçam, como a do Auxílio Emergencial.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com