Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Popular veículo urbano brasileiro volta às ruas depois de 3 anos; o que aconteceu?

Veículo que fez sucesso há alguns anos voltará a povoar as ruas de capital brasileira. Veja como isso vai impactar o trânsito.

Guilherme TirelliPor Guilherme Tirelli2 min de leitura
CNH

Quando se fala em mobilidade urbana, é comum ouvir que trânsito têm aumentado e os congestionamentos se tornaram uma rotina. De fato, com o aumento do número de carros nas ruas, é esperado que os brasileiros passem cada vez mais tempo presos em engarrafamentos. Contudo, existe um meio de transporte urbano popular que pode colocar um ponto final nesse problema.

As bicicletas compartilhadas, verdadeiras amigas do meio ambinte, já conquistaram as ruas no passado. Nos cruzamentos e esquinas importantes das cidades, não era raro encontrar um ponto de aluguel desses veículos. No entanto, elas foram desaparecendo, até que uma empresa de micromobilidade decidiu retomar o negócio em uma das principais capitais brasileira.

Bicicletas compartilhadas em Curitiba

Importante aliada dos cidadãos, as bicicletas permitem que os ciclistas economizem tempo no trânsito. A prática de exercício físico também é outro ponto que joga em favor desses veículos. Por isso, o anúncio do novo serviço da TemBici despertou entusiasmo entre alguns moradores de Curitiba.

Ao todo, a líder em micromobilidade na América Latina planeja disponibilizar 250 bicicletas, distribuídas em 20 pátios em pontos específicos da cidade. Vale frisar que o serviço não e inédito na capital paranaense, já que em 2019 a Yellow Bike atuou nesse ramo. No entanto, a iniciativa durou apenas um ano e a empresa retirou de circulação os veículos.

A ideia por trás do projeto

De acordo com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), o projeto vai gerar um grande impacto. Luiz Fernando Jamur, presidente da entidade, destaca que as bicicletas compartilhadas vão contribuir para uma mobilidade mais limpa, ativa e sustentável. A expectativa é que esses veículos começem a ocupar as ruas a partir do início desse segundo semestre.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Hoje, Curitiba possuí mais de 260 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Portanto, a ideia é aproveitar ao máximo todo esse eixo cicloviário. Por fim, para utilizar as bicicletas compartilhadas, os interessados devem se cadastrar e assinar um plaano através do aplicativo da TemBici.

Imagem: Kichigin / Shutterstock.com

Guilherme Tirelli

Autor

Guilherme Tirelli

Fissurado por novos desafios e aventuras, contar histórias e escrever são as minhas paixões. Acredito, portanto, no poder das palavras para construir pontes e emocionar. Atualmente estou no 6º semestre de Jornalismo pela Puc-SP, navegando por todos os campos da comunicação.

Topicos relacionados