Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Por que depois de 5 anos o seu nome continua na Serasa?

Após 5 anos, o credor ainda tem o direito de receber o que você deve pra ele. Entretanto, ele não poderá mais acionar a justiça.

É comum pensar que, depois de 5 anos, uma dívida deixa de existir. Entretanto, isso não é verdade. Depois de 5 anos, a sua dívida continua existindo. O seu nome somente é retirado do cadastro do SPC/Serasa depois de 5 anos.

O que acontece no caso de dívida posterior a 5 anos?

A dívida que você tem com aquele credor segue existindo e será preciso pagá-la. O que o credor não poderá fazer é negativar o seu nome por conta dessa dívida. Porém, isso não significa que ele vá deixar de cobrar pela mesma.

Em suma, é possível cobrar o valor informalmente, através de cartas, ligações e demais formas de comunicação. Depois de 5 anos, o seu nome sai da lista do SPC.

Entretanto, se você tem dívida com cartões de crédito, mesmo que o seu nome fique limpo, será difícil contratar os serviços com essa instituição. A situação só deve ficar boa quando você pagar a dívida.

O credor ainda pode cobrar a minha dívida?

Sim. Após 5 anos, o credor ainda tem o direito de receber o que você deve pra ele. Entretanto, não será mais possível acionar a justiça para receber. O tempo começa a contar a partir da data de vencimento da dívida. Depois desse período, o débito é prescrito e o credor não pode mais cobrar na justiça.

Mas atenção: mesmo depois de 5 anos, a dívida não prescreve. É dito isso, pois nem todos os tipos de dívidas possuem o mesmo prazo de prescrição. Ou seja, elas podem caducar em 5 anos, assim como podem ter outro prazo para prescrever.

Se passaram 5 anos e você ainda não pagou a conta, continuará devendo. Assim, quando as empresas consultarem as suas informações, não saberão que a dívida existe, pois ela caducou. Nesse caso, apenas a instituição para quem você deve terá acesso à informação da dívida.

Por fim, vale ressaltar que a dívida com mais de 5 anos não influenciará mais no seu score. Assim como não deve ser um fator negativo para conseguir crédito.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com