Por que está cada vez mais difícil conseguir fazer uma viagem na Uber ou 99?
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O processo de solicitar um carro de aplicativo, como o Uber e o 99, tem se tornado mais desafiador nos últimos meses. A organização, que antes era capaz de proporcionar um veículo em questão de minutos, agora tem chances maiores de não responder ou cancelar um pedido.
A explicação para essa mudança é simples: os motoristas estão insatisfeitos com seus ganhos e fazendo contas antes de aceitar viagens. Vale ressaltar que eles não têm o poder de estabelecer o preço das corridas, que são definidos pelos algoritmos das plataformas.
Desse modo, o aumento com os custos com a manutenção do veículo, bem como o combustível, não sofrem repasse para o cliente. Assim, o motorista tem se tornado mais seletivo com a viagem que aceita. Continue lendo para entender mais detalhes.
Uma resposta à demanda dos motoristas
Em resposta à demanda dos motoristas de melhor remuneração, os aplicativos têm criado categorias de viagens mais caras. Este tópico gerou uma discussão na Câmara dos Deputados sobre novas regras para o trabalho por aplicativo. Uma delas é sobre a definição de uma remuneração mínima para motoristas.
A impossibilidade de negociação entre motorista e passageiro tem feito da relação dos profissionais com a plataforma e com os clientes ainda mais complexa. Assim, em razão da não possibilidade de repasse dos custos com o serviço, os profissionais passaram a calcular se o esforço monetário e de tempo de percurso valem a pena.
O número de aplicativos feitos para ajudar motoristas a avaliar o valor das viagens tem crescido. Eles indicam quanto os profissionais ganharão por minuto ou hora de trabalho e sugerem se a viagem vale a pena financeiramente. A resposta surge em poucos segundos.
Regulamentação dos apps de viagem e delivery
A regulamentação de aplicativos de viagem como Uber e 99, e de delivery, como o iFood, é um debate necessário para que seus trabalhadores estejam respaldados. Criar regras de remuneração mínima e flexibilização de tarifas são algumas das propostas em discussão.
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A ideia é eliminar a cultura de aceitar e cancelar viagens e pedidos, trazendo mais segurança aos usuários e melhores condições para os motoristas e entregadores. Apesar de os problemas serem evidentes e necessitarem de soluções urgentes, a expectativa é de que um projeto de lei com novas regras para estas plataformas só seja debatido com mais intensidade no Congresso em 2024.
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