Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Por que os carteiros dos Correios não buzinam na hora de entregar produtos?

Descubra o porquê dos carteiros dos Correios não buzinarem na hora de entregar produtos aos destinatários.

Atualmente, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou simplesmente Correios, oferece diversos serviços internacionais e nacionais. A estatal conta com mais de 55 mil carteiros, que são responsáveis por entregar produtos e correspondências. Esses profissionais são bastante conhecidos nas cidades brasileiras.

Apesar de todos os esforços dos Correios em realizar a entrega das encomendas dentro do prazo, não são poucas as reclamações dos clientes em relação a realização do serviço. No Reclame Aqui, usuários deixam seus relatos e aproveitam para questionar o porquê dos carteiros não utilizarem a buzina na hora de entregar produtos.

Por que os carteiros dos Correios não buzinam na hora de entregar produtos?

No site Reclame Aqui, utilizado por consumidores insatisfeitos com os serviços prestados por empresas de diferentes ramos, pessoas relatam que o carteiro não buzinou no momento em que estava realizando a entrega das encomendas.

Para entender qual seria o motivo da buzina não ser usada para chamar atenção dos indivíduos, o Seu Crédito Digital procurou os Correios. Segundo a estatal, os carteiros estão orientados a solicitar a presença de um recebedor via interfone e/ou campainha, conforme os normativos operacionais da empresa.

No posicionamento, a companhia destacou que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que o ato de buzinar pode ser considerado uma infração de trânsito quando executado sem motivo, podendo gerar uma multa ao condutor.

Dessa forma, ainda de acordo com o código, só é permitido o uso da buzina pelo condutor do veículo, com um toque breve, para fazer uma advertência necessária e evitar um acidente, e fora da área urbana, com objetivo de avisar um motorista que se pretende ultrapassá-lo. 

Carteiro dos Correios não buzinou e perdi a entrega da minha encomenda: o que devo fazer?

É importante destacar que os carteiros usam carros, furgões, bicicletas ou andam a pé para realizar as entregas. Infelizmente, esses profissionais estão sujeitos a todo tipo de situação, como reações negativas dos destinatários, mudanças climáticas, entre outros.

Os carteiros devem realizar até 3 tentativas no endereço do destinatário. Caso não seja possível entregar o objeto devido à ausência do cidadão, ele é enviado para uma agência dos Correios. Para retirá-lo, o destinatário deve comparecer no local informado no rastreamento, com documento de identificação com foto e o código de rastreamento do objeto em mãos.

No entanto, dependendo da modalidade do serviço contratado pelo remetente da encomenda, na impossibilidade de entrega por conta da ausência do destinatário, o objeto é devolvido imediatamente à pessoa que o enviou. Ou seja, ele volta para o remetente.

Imagem: casa.da.photo / shutterstock.com