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Por ser mais barato, varejo incentiva uso do Pix

As principais varejistas do país estão cada vez mais aderindo ao Pix. Confira quais os benefícios que a modalidade traz ao setor

Segundo um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em 2022, o Pix foi o meio de pagamento mais utilizado no Brasil. Foram efetuadas 24 bilhões de transações, número maior do que as operações com cartão de débito, boleto, TED, DOC e cheques juntas. Assim, foram 66 milhões de operações por dia realizadas com o Pix.

Agora, as principais varejistas do país estão cada vez mais aderindo ao Pix. Além de ser o método de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, o custo da ferramenta para as empresas é baixo, quando comparado ao cartão de crédito, boleto e outros meios de transferência, como DOC e TED, por exemplo.

Adesão do varejo

Empresas como a Magazine Luiza e a Via, dona das Casas Bahia e do Ponto, já disponibilizam o meio de pagamento aos seus consumidores. Dessa forma, é possível receber os pagamentos na hora em que a transação é finalizada e quase sem custo.

Portanto, o Pix tem se tornando mais vantajoso para as varejistas, que buscam atrair o consumidor para esse tipo de pagamento através das mais variadas estratégias. São utilizados descontos e o oferecimento da modalidade pelo operador do caixa, por exemplo.

Pix ajuda no capital de giro

Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), explicou ao Estadão que o Pix está se tornando uma grande oportunidade para os varejistas. Isso acontece pois o país está em um momento em que a taxa de juros está muito alta (13,75%) e o mercado está sem liquidez.

Dessa forma, por meio do Pix, os empresários podem ganhar mais dinheiro (entre 3% e 6% mais em cada venda) ao economizar nos custos de operação e aumentar suas margens de lucro. Atualmente, mais de 120 milhões de brasileiros usam o Pix, com transações de pessoas para empresas aumentando mais de 160% em relação ao ano passado.

Imagem: Reprodução/Banco Central do Brasil