Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Posso misturar etanol e gasolina no tanque para economizar?

Com aumento dos combustíveis, motoristas procuraram formas de economizar. Saiba os benefícios da mistura e como calcular.

Com o aumento dos preços dos combustíveis, muitos motoristas procuraram formas de economizar na hora de abastecer o veículo. Uma das maneiras mais comuns é alternar entre etanol e gasolina, sempre escolhendo aquele que é mais rentável para o bolso.

Além disso, existem pessoas que preferem misturar os dois combustíveis na bomba, abastecendo com um pouco de álcool e um pouco de gasolina. Entretanto, nem todos podem fazer esse tipo de mistura.

De acordo com a legislação brasileira, a gasolina comum já conta com uma porcentagem de etanol na sua mistura, que pode chegar a 27%. Essa foi a maneira encontrada para diminuir o preço dos combustíveis e a emissão de poluentes. 

Porém, se a mistura tiver mais de 27% de álcool, o desempenho do veículo pode ser comprometido. Além disso, o motor do automóvel pode apresentar problemas, caso não seja preparado para rodar com álcool.

Posso misturar etanol e gasolina?

Os proprietários de carros com motores flex têm a liberdade de escolher entre etanol e gasolina na hora de abastecer o veículo. Isso porque o motor é preparado para trabalhar com a queima dos tipos de combustíveis. 

Assim, eles podem fazer a mistura de acordo com os objetivos que querem alcançar. Por exemplo:

  • para aumentar o desempenho do veículo o ideal é uma mistura de 50% de álcool com 50% de gasolina;
  • já quem quer que o carro “pegue” mais fácil nos dias frios pode fazer uma mistura de 30% de gasolina e 70% de etanol. 

Agora, os donos de carros que não possuem a tecnologia flex não podem fazer esse tipo de mistura. Já que o motor do veículo não está preparado para suportar a combustão de um outro tipo de combustível. 

Como saber qual é a mais rentável?

Um dos pontos positivos dos carros flex é a possibilidade de escolher entre etanol e gasolina de acordo com o preço e a rentabilidade. Para isso, o proprietário precisa fazer uma conta simples. 

O etanol rende 70% mais do que a gasolina. Portanto, para determinar qual é o mais barato é preciso multiplicar o preço da gasolina por 0,7.

Se o resultado for menor que o preço do etanol, então a gasolina é a mais econômica. Agora, se o valor obtido for maior que o preço do etanol, então esse combustível é mais barato.

Imagem: Studio4dich / shutterstock.com