Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Posso receber o Bolsa Família mesmo morando sozinho?

Entenda se as pessoas que moram sozinhas correm o risco de perder o benefício do Bolsa Família.

Sobretudo nas últimas semanas, surgiram muitas dúvidas sobre quem pode receber o Bolsa Família, já que o programa está passando por uma reformulação. Uma análise está sendo realizada pelo Governo Federal e as famílias unipessoais, isto é, pessoas que moram sozinhas, são as que mais tem dúvidas sobre a concessão do benefício.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, revelou o índice de beneficiários do Bolsa Família que recebem o valor sem cumprir as exigências do Governo Federal.

A porcentagem chega a 11%, o que representa aproximadamente 2,5 milhões de suspeitas de fraudes. Diante dessa situação, houve a necessidade dos registros do Cadastro Único (CadÚnico) serem recadastrados.

Recadastro do Bolsa Família

Atualmente programa beneficia cerca de 10 milhões de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. É através dos registros do CadÚnico que o Governo Federal as identifica. 

A suspeita de fraude de famílias unipessoais surgiu porque entre setembro de 2021 e agosto de 2022 o número de concessões do benefício a esse grupo aumentou consideravelmente. A reformulação do programa tem como objetivo cancelar os benefícios fraudulentos e exigir novos registros.

Portanto, as pessoas que moram sozinhas terão que atualizar seus dados no Cadúnico. No entanto, esse não será o único grupo que vai precisar fazer o recadastramento. As famílias que não atualizam o cadastro há dois anos também irão precisar se recadastrar.

Será através de notificações no aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS, e também por meio de correspondências e extratos bancários que os beneficiários do Auxílio Brasil serão convocados a atualizarem o cadastro para receberem o Bolsa Família. 

O fato da pessoa morar sozinha não significa que o Bolsa Família será cortado. Caso essa família unipessoal cumpra todas as exigências do programa, o benefício será concedido. Afinal, se a pessoa cumpre os requisitos, o Bolsa Família é um direito dela. 

Imagem: rafapress / shutterstock.com