Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Poupanças serão confiscadas para pagar o Auxílio Brasil?

Embora esteja circulando essa notícia nas redes sociais, a informação de que o governo bloqueará poupanças para pagar Auxílio Brasil é falsa

Embora esteja circulando nas redes sociais, a informação de que o governo vai bloquear poupanças para pagar Auxílio Brasil é falsa, pois nenhum candidato prometeu confiscar poupanças para bancar o programa social.

Fake News

Dessa forma, circula pela internet um suposto print de uma postagem do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) no Twitter, onde o candidato à presidência da República teria dito que precisaria bloquear os valores “por apenas seis meses de 2023”.

“Companheiros e companheiras. Nós vamos manter o Auxílio Brasil, mas para isso precisamos de sua contribuição. Meus amigos, durante apenas 6 meses de 2023 precisaremos bloquear as poupanças dos brasileiros. São apenas 6 meses. Confiem nesse metalúrgico aqui”, diz o print.

Contudo, trata-se de uma informação falsa. Pois, de acordo com registros da rede social, o petista não postou esta promessa em nenhum momento da campanha. A imagem que circula indicaria que Lula teria postado a promessa na quinta-feira (13), às 15h45.

Se o Tweet fosse verdadeiro e a conta tivesse apagado, a mensagem poderia ter sido verificada por meio do projeto 7c0, que é um sistema que identifica posts apagados por políticos. Assim, através desta ferramenta, é possível dizer que o perfil oficial de Lula nunca publicou nada a esse respeito.

Fim do Auxílio Brasil

Em suma, as fake news envolvendo o Auxílio Brasil estão se tornando cada vez mais comuns neste segundo turno. De modo que, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) também foi alvo de informações falsas sobre o assunto.

Entre as fake news divulgadas nesta eleição, uma tem ganhado força, que diz que Bolsonaro irá acabar com o Auxílio Brasil já a partir de novembro, isto é, um mês depois das eleições presidenciais deste ano.

Todavia, também trata-se de uma fake news. Ainda que Bolsonaro venha a perder as eleições deste ano, ele não conseguiria acabar com o Auxílio Brasil, pois há leis que garantem os pagamentos do Auxílio Brasil de maneira ampliada ao menos até o final deste ano. Ademais, para 2023, o benefício também está garantido, porém com um menor valor.

Imagem: Natthapol Siridech/shutterstock.com