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Prática comum nas redes sociais pode dar demissão por justa causa e muitos não sabem

Falar mal do patrão, do salário ou de colegas de trabalho nas redes sociais, pode levar a demissão por justa causa. Entenda!

Usar as redes sociais para desabafar é um ato praticado por muitas pessoas. No entanto, se este relato for referente ao ambiente de trabalho é preciso ter alguns cuidados. Isso porque não é permitido por Lei expor o empregador, a empresa ou os colegas de trabalho nas redes sociais.

Nesse sentido, o desabafo pode trazer sérios problemas para o trabalhador, como demissão por justa causa e a responder processo judicial por desrespeitar o artigo 482 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), já que expõem pessoas ou empresa da sua relação de trabalho.

Funcionária foi demitida após reclamar da empresa no Facebook

A reclamação de uma atitude realizada pela empresa no perfil do Facebook, levou à demissão de uma trabalhadora na cidade de Curitiba, no Paraná. A funcionária precisou faltar ao trabalho durante uma semana para cuidar da mãe que passou por cirurgia. Porém, a declaração apresentada por ela à empresa não foi considerada válida, e a funcionária foi suspensa.

Inconformada com a situação, a trabalhadora relatou o caso em seu perfil do Facebook. No entanto, a mesma não teve o cuidado de preservar o nome do local de trabalho. A empresa se sentiu exposta e demitiu a funcionária por justa causa. A decisão foi afirmada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do estado do Paraná.

Pessoas e marcas precisam ter imagem preservada

A medida de demitir o trabalhador que expõem o local de trabalho ou colegas nas redes sociais, pode ser interpretado por alguns como censura. Porém, o especialista em Direito e Processo do Trabalho, Gustavo Hitzschky, explica que as marcas precisam zelar por sua imagem e, por isso, qualquer exposição indevida precisa ser cobrada.

O especialista afirma, ainda, que a Lei vale para os dois lados, ou seja, nem empregado e nem o empregador podem expor um ao outro nas redes sociais ou qualquer outro meio. Assim, pessoas e empresas que se sentirem lesadas devem procurar por seus direitos, pois ambas devem preservar sua reputação e a justiça garante essa ordem. 

Imagem: DenPhotos e A_stockphoto / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital