Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Prazo máximo para resgatar seu FGTS: não perca a oportunidade!

Poucos sabem, mas há um prazo determinado para o saque do FGTS na Caixa Econômica Federal. Confira mais detalhes!

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e funciona como uma espécie de poupança que pode ser utilizada em situações previstas em lei, no intuito de oferecer estabilidade financeira aos trabalhadores. 

Mensalmente, obrigatoriamente, o empregador deve depositar o valor referente a 8% do salário do empregado em uma conta gerida pela Caixa Econômica Federal. Assim, o saldo dessa conta rende cerca de 3% ao ano mais Taxa Referencial (TR). Veja mais detalhes!

Prazo para sacar o saldo do FGTS

Uma das situações previstas em lei para o uso do FGTS é a demissão sem justa causa, onde o trabalhador pode sacar todo o valor depositado pelo empregador ao longo do contrato de trabalho. No entanto, vale destacar que o prazo máximo para o empregador informar a Caixa acerca da rescisão do contrato para que lhe seja providenciada a Chave de Identificação é de 10 dias.

Após ter acesso à Chave de Identificação, o trabalhador poderá sacar o saldo do FGTS em até 30 dias, caso esse prazo seja extrapolado e o cidadão não tiver feito o resgate do fundo, será preciso solicitar que o empregador gere uma nova Chave de Identificação.

Contudo, se o empregador não gerar o documento, o trabalhador poderá resgatar o FGTS sem ele. Todavia, será preciso ir até uma agência da Caixa com documentos que comprovem a rescisão contratual sem justa causa.

Como sacar o FGTS

Enfim, o saque do FGTS pode ser feito sem sair de casa, basta seguir os passos abaixo:

  • Acessar o aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS);
  • Fazer o cadastro no aplicativo seguindo os passos indicados pela plataforma;
  • Fazer o login;
  • Cadastrar uma conta bancária onde seja titular ou selecionar uma agência física da Caixa para o resgate do fundo;
  • Se tudo estiver em conformidade, o dinheiro estará disponível na conta cadastrada em até 5 dias úteis.

Imagem: Inked Pixels / Shutterstock.com