Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Prazo para ganhar 15% de desconto no pagamento do IPVA acaba quarta-feira (07)

O prazo para receber desconto no pagamento do IPVA 2024 encerra-se em 7 de fevereiro. Saiba como aproveitar essa oportunidade!

O prazo para obter um desconto de 15% no pagamento antecipado do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 termina nesta quarta-feira, dia 7 de fevereiro. Desse modo, o desconto é aplicável somente para pagamentos à vista.

Ademais, pode-se realizá-los pelos canais disponibilizados pelas instituições parceiras da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA): Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob.

Outra opção viável é efetuar o pagamento via pix, também em parcela única, do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) Integrado. Este que inclui o IPVA, o Licenciamento e possíveis multas. Portanto, confira mais abaixo sobre esse desconto no IPVA!

Desconto no IPVA

Imagem de um veículo rosa em miniatura ao lado de um pote cheio de moedas.
Imagem: Kotchapan VII / Shutterstock

Primeiramente, esse método, implementado em 2023 por meio de uma colaboração entre a Sefaz-BA, o Detran e a Saeb, está disponível neste portal. Além disso, para aqueles que não puderem pagar até o dia 7 de fevereiro, há a possibilidade de quitar o IPVA com um desconto de 8%.

Isso mediante pagamento à vista na data de vencimento da primeira parcela do parcelamento. Esta determinada pelo calendário anual e o número final da placa do veículo. Ademais, o Estado da Bahia permite o parcelamento em até cinco vezes, também conforme o calendário anual e o número final da placa do veículo.

Data final

No entanto, é importante lembrar que os débitos relacionados à taxa de licenciamento e a eventuais multas de trânsito devem ser pagos até a data final de quitação. Ademais, em parcela única ou até a quinta parcela do IPVA.

Veja também:

Grande mudança é aprovada pelo Banco do Brasil; confira

Destaca-se que o IPVA do exercício de 2024 só é elegível para parcelamento se o valor do débito for igual ou superior a R$ 120,00. Adicionalmente, a Sefaz-BA ressalta que a opção de parcelamento referente a débitos anteriores a 2024 será aceita apenas se o pagamento for realizado em conjunto com o do exercício de 2024.

Imagem: Jack Bkk / Shutterstock.com