Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Prazo para usar crédito de nota fiscal TERMINA HOJE (30); veja se você pode receber

O prazo para utilizar o crédito de nota fiscal para quitar um importante imposto termina nesta quinta-feira (30). Confira!

Um prazo importante está se encerrando nesta quinta-feira! Trata-se da utilização do crédito de nota fiscal para pagar parte do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) correspondente ao ano de 2024.

Essa medida é válida, portanto, aos usuários da Nota Curitibana. Sendo assim, é possível quitar até 50% do valor dessa tributação ao utilizar esses créditos. Saiba mais informações sobre essa iniciativa da capital do Paraná na sequência.

Prazo para usar crédito de nota fiscal no pagamento do IPTU termina hoje em Curitiba

nota fiscal
Imagem: YAKOBCHUK VIACHESLAV / shutterstock.com

O programa Nota Curitibana, que incentiva a população a solicitar a inscrição do CPF na nota fiscal na hora da compra para obter créditos, oferece a oportunidade de usá-los para abater em até 50% o valor do IPTU 2024. Contudo, o prazo para tal procedimento encerra nesta quinta-feira (30).

Veja também:

Governo está distribuindo dinheiro pelo programa resgate da prosperidade? Entenda

Este benefício apenas é válido para propriedades situadas na capital paranaense e que não possuam dívidas pendentes junto à Prefeitura. Ademais, não há restrição quanto à quantidade de imóveis beneficiados, ou seja, é possível indicar mais de um para receber o desconto.

Como funciona o processo de desconto no IPTU?

Para aplicar o desconto no IPTU, primeiramente deve-se acessar o sistema do programa pelo site e clicar em “Créditos IPTU”. Em seguida, é necessário digitar a indicação fiscal constante no carnê do IPTU. Ainda, é possível selecionar a indicação fiscal constante da tabela de indicações, se já houver a realização de alguma indicação anteriormente.

Posteriormente, o sistema irá exibir o valor limite de desconto possível (50%) e o usuário deverá informar o valor desejado para desconto, sem ultrapassar o limite exibido. Por último, basta clicar em “Cadastrar” e a solicitação será concluída.

Vale destacar que, para acumular os créditos de nota fiscal, deve-se o informar o CPF ao adquirir serviços como, por exemplo, academia, estacionamento, entre outros. O cálculo do valor acumulado se dá com base no montante gasto em cada transação e corresponde a 15% do ISS (Imposto Sobre Serviços) devido e pago em cada serviço.

Imagem: YAKOBCHUK VIACHESLAV / shutterstock.com