Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo está distribuindo dinheiro pelo programa resgate da prosperidade? Entenda

Um novo programa chamado de “Resgate da Prosperidade” está sendo vinculado ao governo federal, mas ele está mesmo fazendo pagamentos?

No fim do ano, muitos buscam meios de conseguir mais dinheiro. Em vista disso, tem circulado nas redes sociais a notícia de uma renda extra através do suposto programa resgate da prosperidade. No entanto, é importante ficar atento a notícias falsas.

Isso porque esta é mais uma fake news que circula na internet. O suposto programa resgate da prosperidade está sendo associado, inclusive, ao governo federal. Portanto, vamos analisar e explicar algumas questões sobre essa notícia falsa ao longo do texto; acompanhe.

Programa de resgate da prosperidade é golpe; cuidado!

Conforme a história que roda nas plataformas digitais, o governo estaria proporcionando a chance de resgate de valores retidos no Gov.br, que é a plataforma oficial do governo federal. No entanto, é sempre prudente questionar.

Não é surpresa que promessas de dinheiro fácil na internet sejam, na grande maioria das vezes, golpes. E, neste caso, o chamado resgate da prosperidade não é exceção. Afinal, não há nenhuma referência oficial sobre o assunto nas páginas do governo federal, tampouco notícias nos veículos de comunicação respeitáveis.

Veja também:

Rendimento do FGTS será alterado pelo STF? Entenda agora

A tal plataforma “Gov“, descrita na divulgação, difere completamente do gov.br, portal de serviços do governo federal reconhecido e confiável. 

Novo golpe pode ter sido inspirado em iniciativa do Banco Central

Ressalta-se, a propósito, que o governo federal não pratica a cobrança de taxas para liberação de valores esquecidos ou retidos. Suspeita-se que essa história sobre o resgate da prosperidade tenha se baseado no programa Sistema de Valores a Receber (SVR).

O SVR, por sua vez, foi oficialmente elaborado pelo Banco Central. Este, sim, possibilita que pessoas verifiquem se possuem algum valor não retirado em bancos, consórcios ou outras instituições financeiras. 

Por fim, se você foi vítima do golpe do programa de resgate da prosperidade, o prejuízo financeiro é irreversível. Os golpistas provavelmente sacarão o dinheiro transferido antes que você possa solicitar o estorno junto ao banco.

Crédito: rafapress / Shutterstock.com