Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Presidente do Banco Central afirma que o Pix não foi projeto da gestão atual

Campos Neto afirmou que já havia um grupo de trabalhos do Pix antes de sua chegada para o desenvolvimento desse projeto

Djamilla Ribeiro MartinsPor Djamilla Ribeiro Martins2 min de leitura
Fachada do Banco Central

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, afirmou que o Pix não foi um projeto de sua gestão, mas foi uma conquista institucional da autoridade monetária, ao ser questionado sobre o uso da ferramenta de pagamentos instantâneos na campanha eleitoral de Jair Bolsonaro (PL).

Dessa forma, os servidores do Banco Central reivindicam a criação do Pix, que, ainda que tenha sido lançado em novembro de 2020, durante o governo Bolsonaro, foi desenvolvido na administração Michel Temer.

Prioridade

Assim, ao responder à pergunta, Campos Neto afirmou que já havia um grupo de trabalhos a respeito do Pix antes de sua chegada, com conclusões positivas para o desenvolvimento desse projeto.

Contudo, em sua gestão, segundo o presidente do BC, houve o entendimento que o Pix deveria ser prioridade.

“A equipe do BC trabalhou dia e noite durante a pandemia para fazer o Pix funcionar. O Pix se mostrou um sucesso, é uma conquista do BC, dos funcionários do BC, e está só no começo, tem muito mais coisa para acontecer”, disse Campos Neto. “O Pix não foi um projeto meu, é um projeto do BC, e tem várias novas funcionalidades que vão acontecer no futuro.”

Bolsonaro mente ao dizer que criou o Pix

Principalmente no começo da campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro afirmava que sua gestão criou o Pix. “Nós criamos em 2020. Você se lembra, né? A dificuldade para você fazer uma transferência de recursos”, disse ele. “É o nosso governo inovando”.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Todavia, o presidente não fez parte da criação do sistema de pagamentos instantâneos. Pois, o processo de criação do Pix teve início em 2018, durante o governo Temer. O presidente do BC na época era o economista Ilan Goldfajn.

Dessa forma, integrantes da equipe responsável no BC dizem que o conceito do Pix já existia desde 2016, três anos antes do economista Roberto Campos Neto, indicado por Bolsonaro em 2019, se tornar presidente do órgão.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Djamilla Ribeiro Martins

Autor

Djamilla Ribeiro Martins

Djamila Martins é formada em Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais) pela FATEC de Santos, Licenciada em Letras pelo Instituto Federal de São Paulo e também graduada em Pedagogia pela Universidade de Marília. Com uma base sólida em educação e gestão, alia conhecimento técnico e sensibilidade didática para contribuir com conteúdos informativos, acessíveis e confiáveis no portal Seu Crédito Digital, com foco em cidadania, economia e serviços públicos.

Topicos relacionados