Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Presidente do Banco Central dá ótima notícia sobre o Pix para os brasileiros

Nova funcionalidade para o Pix deve facilitar ainda mais as transações financeiras entre os brasileiros. Confira!

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, na última semana, falou sobre as novas possibilidades para o Pix. De acordo com ele, em breve, os brasileiros poderão usar a ferramenta para compras realizadas no crédito. Desse modo, será possível substituir o cartão. 

Atualmente, as transações efetuadas por meio do sistema de transferência de renda precisam de saldo disponível em conta. Algumas instituições financeiras, contudo, já permitem que o cliente faça uma transferência com o limite do cartão de crédito

A data para o lançamento oficial do Pix de crédito ainda não foi divulgada pelo BC. Desse modo, também não é possível prever como será o funcionamento do novo recurso atrelado ao serviço bastante popular entre os brasileiros. 

Substituição do cartão de crédito pelo Pix 

Hoje, o Pix é uma das formas de pagamentos mais usadas entre os consumidores, assim como acontece com o cartão de crédito. Desde o seu lançamento, os brasileiros passaram a aderir o serviço para efetuar diversos tipos de transações financeiras e neste momento, a maioria dos estabelecimentos aceita a modalidade. 

Assim sendo, com o lançamento de uma funcionalidade semelhante ao cartão de crédito, é bastante provável que a utilização da ferramenta continue crescendo cada vez mais. Porém, não é possível saber se será de fato uma substituição, tendo em vista a relevância do cartão para muitas pessoas. 

Funcionalidades do Pix 

A praticidade e gratuidade do Pix permitem a realização de vários tipos de transações financeiras. No entanto, até agora, a ferramenta só conta com duas ferramentas adicionais: o Pix Saque e Pix Troco, ambas desenvolvidas oficialmente pelo Banco Central. Elas podem ser usadas para ter acesso a dinheiro em espécie. 

Dito isso, o Pix no crédito deve se somar aos demais recursos em breve. Vale ressaltar que os bancos já oferecem diferentes possibilidades aos clientes por meio do serviço. Mas, não se trata de um produto exclusivo do Banco Central.

Imagem: Etalbr/Shutterstock.com