Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Presos podem votar nas eleições de 2022?

Confira em que casos é permitido exercer o direito à cidadania, e em que casos isso não ocorre

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Você provavelmente sabe que 2022 é um ano eleitoral, certo? É o momento de escolher representantes para importantes cargos, entre eles presidente da república, senadores e governadores.

Também será possível votar para eleger deputados, sejam eles federais ou estaduais. Mas o que muita gente fica em dúvida é se, no caso de uma pessoa privada de liberdade, ou seja, presa, o estado permite votar nas eleições. Então, para saber mais e tirar sua dúvida, confira a seguir.

Quem está preso pode votar nas eleições deste ano?

Primeiramente, é preciso dizer que a Constituição Federal assegura o direito a pessoas privadas de liberdade. Mas apenas em alguns casos. Mais especificamente, podem votar durante as eleições e terem a chance de escolher seus representantes os chamados presos provisórios, ou que não tiveram condenação definitiva, e também jovens que cumprem medidas socioeducativas.

Isso porque, em ambos os casos, os cidadãos não têm seus direitos políticos suspensos. Neste caso, os juízes eleitorais, sob a coordenação do TRE, disponibilizam seções e urnas eleitorais em estabelecimentos penais e unidades de internação para crianças e adolescentes. Assim, as pessoas aptas podem sim exercer a cidadania a partir de seu voto.

Por fim, para que o estado instale uma seção eleitoral em um estabelecimento penal, ou nas unidades de internação para jovens, é preciso no mínimo de 20 eleitores aptos a votar. Para quem trabalhar nas eleições como mesário e em outras atividades nestes locais, a votação também acontece nessas seções.

Porém, apesar da permissão, nem todos decidem usar este direito. Nas eleições de 2020, apenas cerca de 1% dos presos e presas provisórios no país votaram. Já para presos que tiveram condenação, o estado suspende seus direitos políticos, e por isso eles não podem votar nas eleições de 2022.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: sakhorn / Shutterstock.com