Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Qual é a importância de atualizar e conferir o CNIS?

Qual é a importância de atualizar e conferir o CNIS? Confira aqui.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Você já ouviu falar sobre o CNIS? O documento, cuja sigla significa Cadastro Nacional de Informações Sociais, é um extrato que inclui informações sobre todas as contribuições ao INSS de um trabalhador ao longo de sua vida.

Ele é geralmente utilizado para ter acesso a benefícios pagos pelo Instituto, como a aposentadoria ou outros auxílios. Porém, esse documento deve estar sempre atualizado. A seguir, veja a importância de conferir regularmente o seu CNIS!

Saiba como atualizar e conferir o seu CNIS

Primeiramente, é preciso dizer que o segurado do INSS pode ter acesso ao CNIS apenas acessando a internet. Basta entrar no site do Meu INSS. Lá, você consegue acompanhar, consultar e atualizar as informações do seu extrato. Isso evita qualquer tipo de problema com o instituto no futuro, principalmente na hora de se aposentar.

Isso porque, para o INSS, o CNIS é a comprovação que serve de base para verificar se você tem ou não direito ao benefício, seja aposentadoria ou qualquer outro tipo. Por isso é tão importante manter essas informações sempre atualizadas. Uma boa forma de saber se está tudo dentro do que se espera é comparar as informações do CNIS com os registros da sua carteira de trabalho.

Por fim, além de informações como dados pessoais, valor de salário e contribuições realizadas ao INSS, o CNIS também permite verificar se alguma empresa está repassando o que deve ao INSS, se comunicou baixa na sua carteira ou até se houve alguma falha de comunicação entre a empresa em questão e o instituto.

Então, para fazer sua consulta ao CNIS e a atualização do cadastro, siga o passo a passo:

  • Faça o login no site ou aplicativo Meu INSS (Android e iOS);
  • Clique em “Do que você precisa?”;
  • Procure por “extrato de contribuição” e selecionar o serviço;
  • Vá em “Baixar PDF”, e então terá o extrato do CNIS em mãos.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.