Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

PREVBarco do INSS: entenda como o atendimento funciona

Conheça como funciona o PREVBarco do INSS, quais atendimentos ele realiza e por quais regiões do Brasil que ele passa.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) realiza, com eficiência, atendimentos previdenciários em lugares menos acessíveis com o auxílio do PREVBarco. Essas unidades flutuantes são capazes de alcançar comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e outras localidados do Brasil onde não há unidades do INSS.

O PREVBarco do INSS possui tudo o que uma Agência da Previdência Social convencional possui, permite a realização de diversos serviços. O PREVBarco do INSS oferece desde avaliação social e perícia médica, até atendimentos para aposentadorias e pensões. Assim, a unidade flutuante é capaz de conceder até 100 atendimentos diários, com suporte de técnicos, analistas e pessoal de apoio.

Veja como funciona o PREVBarco do INSS

Imagem do PREVBarco do INSS.
Imagem: Reprodução / Gov.Br

Do momento em que há a distribuição das senhas até o último atendimento do dia, tudo é feito por servidores do INSS. Assim, há a organização das senhas conforme a prioridade dos serviços. Os serviços oferecidos incluem desde perícia médica até questões como salário-maternidade e assistência em áreas longínquas, como comunidades fluviais e aldeias indígenas.

Aqueles segurados que estiverem com a documentação em dia podem dar entrada no seu pedido. Todo o processo de triagem do INSS feita pelo PREVBarco é em terra firme, para que, se o segurado não estiver com toda a documentação correta, ele volte novamente em outro momento.

Quem são os grupos prioritários do PREVBarco?

Somente após toda a verificação da documentação é que os cidadãos são convidados a embarcar no PREVBarco. De acordo com as informações do Governo Federal, a maior demanda é para os seguros especiais e, também, para o Benefício de Prestação Continuada (BPC), para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência.

Atualmente, o PREVBarco “Vovô Alarico”, designado para o Estado do Amazonas, estará atracado no município de Silves até esta sexta-feira (15). Em seguida, o barco se direcionará até Maués, onde ficará de 18 a 22 de dezembro.

Veja também:

Banco BMG anuncia pagamento de R$ 195 milhões; saiba se você vai receber uma parte

Por fim, uma novidade para 2024 é a inclusão do Acre na rota do PREVBarco “Vovô Alarico” do INSS. A expansão começa em fevereiro, com a missão partindo da calha do rio Juruá, que deságua no rio Solimões.

Imagem: Reprodução / Gov.Br