Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Primeira avaliação do governo Lula revela nível de aprovação surpreendente

Em pesquisa realizada pela Genial/Quaest, brasileiros dizem se aprovam ou não o primeiro mês do governo Lula. Confira os números!

Após um primeiro mês de governo bastante conturbado e com agravantes, como a invasão em Brasília, os números da pesquisa Genial/Quaest sobre a avaliação do presidente Lula (PT) são positivos.

Isso porque, para 65% dos brasileiros entrevistados, o comportamento de Lula como chefe máximo do país é aprovado.

Em suma, a avaliação do primeiro mês do governo petista considera que 40% dos brasileiros acham bom, enquanto 20% classificam como ruim. Outros 24% avaliam como regular e apenas 16% não souberam opinar ou não responderam.

Aprovação de Lula é maior entre pessoas de baixa renda e mulheres

Outro dado interessante da pesquisa é que os maiores índices de aprovação do governo Lula se concentram em 4 critérios. São eles:

  • 62% de aprovação quando o recorte é feito apenas no Nordeste;
  • 44% de aprovação entre as mulheres;
  • 47% de aprovação entre os brasileiros que recebem até 2 salários mínimos;
  • 49% de aprovação entre os eleitores que têm apenas o ensino fundamental.

Por outro lado, as piores avaliações estão entre os homens (37%), moradores do Centro-Oeste (29%) e pessoas com ensino médio ou renda familiar acima de 5 salários (entre 34% e 35%).

Comparativo com pesquisas de ex-presidentes mostra estabilidade na avaliação do governo Lula

A sondagem da Genial/Quaest também pediu aos brasileiros entrevistados para traçar um comparativo com o governo Bolsonaro (PL) e com as expectativas para os próximos anos.

Para 60% dos entrevistados, o governo Lula será melhor que o anterior e apenas 17% consideraram o contrário. Com base no que esperavam, 38% não avaliam nem melhor, nem pior; enquanto 18% já consideram pior e 33% consideram melhor.

Em relação aos números que Lula obteve no primeiro mês de seus outros mandatos, a aprovação de 40% é similar ao do seu mandato de 2003-2006 (41%) e inferior ao de 2007-2010, quando terminou janeiro com 48%.

FHC teve, respectivamente, 41% e 42% de aprovação em janeiro de seus dois mandatos, enquanto Dilma alcançou 47% e 12%; e Bolsonaro com 39%.

A pesquisa aconteceu entre 10 e 13 de fevereiro em todo o Brasil e contou com 2.016 entrevistados. A plataforma de investimentos Genial declarou que a margem de erro é de 2,2 pontos, para mais ou para menos.

Imagem: Yuri Murakami/shutterstock.com