Problemas com o empréstimo consignado do Auxílio Brasil? Veja o que fazer
O empréstimo consignado do Auxílio Brasil tem registrados diversos problemas entre os beneficiários do programa
Desde a liberação, o empréstimo consignado vinculado ao Auxílio Brasil tem passado por problemas e reclamações dos beneficiários. Entre suspensão do serviço, descontos indevidos e atrasos, a modalidade de crédito é alvo de duras críticas por vários motivos.
Nesse sentido, os brasileiros que enfrentam dificuldades com o consignado do programa social podem e devem agir.
Problemas com o consignado do programa social
Em outubro, foram R$ 5 bilhões emprestados aos beneficiários do programa social por meio da linha de empréstimo. Apesar da alta adesão, o serviço tem apresentado diversos problemas, com apenas 2 meses de liberação. Confira as principais reclamações.
- Desconto indevido no valor do auxílio;
- Cobrança de taxas;
- Atraso no pagamento do empréstimo;
- Solicitação negada.
Estes e outros possíveis problemas que aparecerem devem ser notificados por parte dos beneficiários e existem algumas formas para isso.
Dessa forma, para os três primeiros casos, é preciso entrar em contato com a central de atendimento do Ministério da Cidadania por meio do telefone 121 e relatar o problema.
Para os casos de desconto indevido, será localizada a instituição financeira que fez o empréstimo para que o valor possa ser ressarcido.
Caso o problema esteja relacionado diretamente com a Caixa Econômica Federal, é recomendado ir até uma agência bancária, com CPF e documento de identificação com foto para que seja resolvida a situação.
Solicitação do consignado do Auxílio Brasil negada
A solicitação negada é um dos problemas que mais tem alcançado os cidadãos no último mês, logo após o resultado das eleições. O número de relatos de pessoas que não conseguiram a contratação do serviço aumentou de forma expressiva no período.
A ação pode estar vinculada com a suspeita de uso do consignado para fins eleitorais a favor de Bolsonaro (PL) que está em investigação.
Em resposta sobre a concessão do crédito, a Caixa diz que “obedece a critérios internos de governança, com base no contexto de mercado, no monitoramento de seus produtos e nas estratégias do banco”.
Nesses casos, não há muito o que ser feito por parte do beneficiário. Uma das opções é buscar por uma outra instituição financeira que ofereça o serviço.
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