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Problemas com o voos: saiba quais são todos os seus direitos

Quem está planejando viajar não pode fazer as malas sem considerar possíveis problemas com voos e quais são os seus direitos. Confira aqui.

A temporada de férias se aproxima, e com ela aparecem histórias de perrengues e surpresas desagradáveis em viagens. Problemas com voos atrasados e malas extraviadas são os mais comuns, então é importante saber quais são os seus direitos diante dessas situações.

Por mais que a viagem esteja planejada e organizada nos mínimos detalhes, imprevistos ainda podem ocorrer e é importante estar preparo. Assim, saber quais sobre os direitos do consumidor e como reagir nessas situações é imprescindível. Continue a leitura e fique preparado para a sua viagem!

Teve problemas com voo? Conheça os seus direitos

Se a companhia aérea alterar o horário ou o itinerário do voo menos de 24 horas antes do embarque, o cliente pode optar por ter o reembolso integral do valor da passagem. Outra opção é prosseguir a viagem por outros meios ou ser acomodado em outro voo pela companhia aérea.

Em caso de atrasos, cancelamentos e alterações a companhia deve fornecer assistência material ao consumidor. Portanto, essa assistência inclui alimentação, hospedagem e transporte de acordo com o tempo de espera.

fila em aeroporto e um avião decolando ao fundo
Imagem: 06photo / Shutterstock.com

Já para cancelamentos, não há prazo determinado para solicitar cancelar bilhetes, porém o reembolso integral do valor das passagens e taxas ocorre em até 24 horas da compra. Mas fique atento: a regra só vale se a data de embarque estiver planejada para, no mínimo, 7 dias a partir da data da compra.

Desse modo, em caso de problemas de saúde ou falecimento na família, com aviso prévio, a taxa de retenção é no máximo 5% do valor pago.

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Overbooking e problemas com bagagem

Overbooking acontece quando a companhia vende mais passagens do que o avião comporta. Nesses casos, o cliente pode ser remanejado para um voo posterior ou receber reembolso completo da passagem cancelada. Portanto, é direito do consumidor receber assistência material durante o tempo de espera decorrente do overbooking.

Agora, se a sua bagagem foi danificada, é preciso preencher imediatamente o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB) no balcão da companhia aérea. Nessa situação, o passageiro tem direito à reparação da bagagem danificada, seja por meio de conserto, substituição ou indenização.

No caso de extravio, a companhia tem até 7 dias para voos domésticos, ou 21 dias para voos internacionais, para localizar e devolver a bagagem ou pagar indenização ao consumidor.

Imagem: Farknot Architect/ Shutterstock.com