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Problemas mais comuns do Meu INSS são revelados; veja quais são

O aplicativo do Meu INSS, apesar de já existir há cinco anos, ainda apresenta problemas em algumas funcionalidades. Confira os mais comuns.

O aplicativo Meu INSS existe há cinco anos, mas, mesmo assim, apresenta problemas na plataforma. É através do Meu INSS que os segurados podem dar entrada em benefícios e cadastrar a documentação necessária para análise de requerimento. 

No entanto, problemas no sistema do Meu INSS ainda são comuns. Instabilidade ou indeferimentos quase instantâneos trazem desafios para o funcionamento completo da plataforma. Além disso, como boa parte dos serviços do INSS ocorrem através do aplicativo, segurados mais vulneráveis podem ter problemas com acessibilidade. Confira nesta matéria quais os problemas mais comuns do Meu INSS.

Problemas mais comuns do Meu INSS

Celular exibindo na tela a interface do aplicativo Meu INSS.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Advogados que lidam com Direito Previdenciário observaram problemas comuns na relação entre segurados e o INSS, incluindo a dependência crescente da plataforma e a ausência de políticas educacionais para uso mais eficiente do Meu INSS.

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Em comunicado, o INSS destacou que o Meu INSS é um “canal de atendimento adicional à disposição dos cidadãos”, complementando os serviços da Central 135 e o atendimento presencial nas agências, que são oferecidos “quando requeridos”. Veja abaixo os problemas do Meu INSS:

Manuseio

Muitos segurados enfrentam problemas e dificuldades para acessar o Meu INSS, seja devido à complexidade da plataforma ou à falta de dispositivos, como celulares, para instalar o aplicativo, especialmente aqueles em situações vulneráveis.

Assim, problemas de acesso ao Meu INSS levam segurados a depender de terceiros, como familiares ou desconhecidos, o que pode criar oportunidades para fraudadores explorarem o uso indevido de senhas.

Instabilidade

Aposentados e pensionistas enfrentam problemas de instabilidade no sistema do Meu INSS, que prejudicam o acesso a informações e o protocolo de pedidos de benefícios.

Preenchimento das informações no Meu INSS

O extrato de contribuições é um documento crucial para decisões imediatas sobre pedidos, é com este documento que sua solicitação terá aprovação ou não.

No entanto, caso o segurado dê respostas inadequadas no site, o robô do Meu INSS recusa o requerimento em menos de cinco minutos. Este problema precisa de uma resolução, uma vez que não dá ao segurado a chance de “réplica”.

Contribuição especial de fora

Por fim, trabalhadores expostos a agentes nocivos têm direito a tempo de contribuição especial, com um multiplicador baseado na gravidade da exposição.

Portanto, as informações profissionais desse período devem constar no CNIS, mas muitas vezes não são registradas corretamente, fazendo com que o robô do Meu INSS não interprete essas informações de maneira apropriada.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com