Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Problemas para receber o PIS/Pasep? Descubra como resolver!

O pagamento do abono salarial PIS/Pasep é feito todos os anos. A única exceção foi no ano de 2020, quando o pagamento foi suspenso, ou melhor, adiado. 

Contudo, algumas pessoas estão tendo problemas para receber o PIS/Pasep recentemente. Lembrando que o pagamento é realizado pela Caixa em caso de trabalhadores privados, e pelo Banco do Brasil para servidores públicos.

Então, para saber mais sobre essa situação e como fazer a retirada dos valores do abono salarial sem problemas, confira o texto completo a seguir.

Não consegue sacar o PIS/Pasep? Saiba os possíveis motivos

Primeiramente, é preciso deixar claro quem tem direito a receber o PIS/Pasep. Como explicamos, o governo deposita anualmente os valores tanto para trabalhadores de empresas privadas, quanto para servidores públicos.

Para ter direito aos valores, você deve ter recebido até dois salários mínimos no ano-base e ter trabalhado por um período mínimo de 30 dias na empresa em questão.

Outra coisa importante sobre o pagamento do PIS/Pasep é que, como ele não foi pago em 2020, o ano-base sempre estará atrasado daqui para frente. Ou seja, em 2022 o governo pagou os valores referentes a 2020. Em 2023, pagará a quantia referente ao ano-base de 2021. E assim por diante. 

Pode ser por isso que você está tendo dificuldade em receber o dinheiro. Por exemplo: se você trabalhou de carteira assinada em 2021, só receberá o valor devido agora em 2023.

Muitas pessoas não entenderam essa dinâmica e, portanto, podem ter tentado sacar um valor do PIS/Pasep do qual não tinham direito.

Como sacar o valor do abono salarial

Por fim, se você está com dificuldades de movimentar o dinheiro do PIS/Pasep, fique tranquilo! Afinal, é permitido sacar os valores em até 5 anos após a liberação do benefício.

Se mesmo assim você não conseguir sacar o valor, o motivo pode ser que seu nome não foi incluído na declaração de RAIS do empregador. Ou porque você recebeu mais do que dois salários mínimos em média, no ano referente. 

Na dúvida, entre em contato com o banco, vá até uma agência da Caixa ou do Banco do Brasil, leve um documento com foto e peça auxílio para receber o valor do seu abono PIS/Pasep.

Imagem: Elisa Ventur/Unsplash