Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Procon emite comunicado urgente sobre golpe; confira agora

Para alertar os brasileiros, o Procon chama atenção para uma prática de golpe que pode causar diversos prejuízos. Fique atento!

No decorrer das últimas semanas, o Procon de São João da Boa Vista (SP) identificou várias ocorrências de golpes com um método de atuação bastante similar. O cenário se inicia com uma ligação telefônica na qual o estelionatário se passa por um funcionário do banco da vítima.

Por meio disso, os criminosos são capazes de promover a contratação de empréstimos e transferências fraudulentas em nome da vítima. Ademais, alguns golpistas vão além e fingem ser representantes de instituições como o Banco Central, com a desculpa de realizar atualizações cadastrais. 

Quais são os sinais de um possível golpe?

Diante dessa realidade, existem alguns sinais que podem indicar uma tentativa de golpe. Se, durante a ligação, a pessoa solicitar a digitação de senhas no aparelho telefônico, pedir para a vítima se dirigir a um caixa eletrônico, falar sobre a instalação de algum aplicativo específico ou solicitar a entrega presencial do cartão bancário, deve-se desconfiar prontamente.

Outro alerta que os brasileiros precisam considerar é quando o suposto atendente pede para a vítima clicar em links via SMS, e-mail, ou redes sociais que levem para uma página falsa do banco. Além disso, é preciso estar atento a pedidos de empréstimo via Pix de conhecidos que alegam troca de número. 

homem com capuz na cabeça, todo de preto, simulando golpes pela internet ao desbloquear códigos de segurança de celular
Imagem: UnImages / shutterstock.com

Orientações do Procon local para evitar golpes

Dessa forma, o Procon elaborou uma série de recomendações. O objetivo é auxiliar a população a não cair nesses golpes. A orientação primordial é evitar resolver pendências por telefone, especialmente se não foi o usuário que iniciou a ligação.

Além disso, mais uma dica essencial é: nunca forneça dados pessoais ou da conta bancária por telefone para alguém desconhecido. Nesse sentido, a pessoa deve buscar aconselhamento de amigos ou parentes caso haja alguma dúvida. 

Veja também:

Esta quinta-feira (30) é o último dia para sacar até R$ 2,9 mil na Caixa; entenda

Por fim, antes de realizar qualquer transação, é essencial confirmar a veracidade da solicitação através de uma ligação ou chamada de vídeo.

Imagem: UnImages / shutterstock.com