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Procon faz alerta a consumidores sobre golpe do Nubank

Recentemente, o Procon emitiu um novo alerta sobre mais um golpe utilizando o Nubank. Saiba o que está acontecendo e proteja-se!

Muitos clientes do banco digital Nubank estão reclamando de novas tentativas de fraudes e golpes através de SMS ou ligação telefônica. Os golpistas inventam uma história sobre supostas compras irregulares no cartão e encaminham ao usuário um número 0800 falso e, quando os clientes ligam, seus dados são automaticamente roubados.

Nesse sentido, o alerta feito pelo Procon sobre o novo golpe utilizando a fintech é para que os clientes fiquem atentos, uma vez que o banco não entra em contato solicitando ações que envolvem links, download de aplicativos ou operações financeiras. Saiba mais informações sobre esse golpe e como se prevenir!

Como o golpe do Nubank acontece?

Os fraudadores estão utilizando táticas cada vez mais sofisticadas. Recentemente, clientes recebem ligações de um número, aparentemente, oficial do Nubank. Ao atender, uma gravação avisa sobre uma compra que necessita de autorização ou, caso não seja reconhecida, oferece a opção de cancelamento. Dessa forma, ao escolher cancelar, o cliente é redirecionado para uma central falsa, onde interage com uma pessoa real, caindo no golpe.

Além disso, outra abordagem para realizar o golpe do Nubank acontece por SMS informando sobre supostas compras em seu nome. A mensagem orienta o cliente a ligar para o número 0800 do banco para confirmar ou cancelar a transação. O problema? O número fornecido é falso, resultando em um golpe bem elaborado e prejudicial para o cidadão.

Pessoa com capuz, de costas, em frente a um computador em ambiente escuro
Imagem: Pira25 / Shutterstock.com

Recomendações do Procon

Além do alerta, o Procon também divulgou orientações para os clientes não caírem no golpe do Nubank. O órgão sugere que, quando surgir qualquer incerteza sobre uma ligação ou SMS, o consumidor entre em contato com os canais oficiais de atendimento do banco no prazo de 24 horas. 

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Dessa forma, é importante ressaltar que, segundo a Súmula 479 do STJ, as instituições financeiras são responsáveis pelos danos resultantes de eventos a fraudes e golpes por terceiros no contexto de operações bancárias. Por isso, caso você caia no golpe do Nubank, o banco é inteiramente responsável.

Por fim, em caso de dúvidas ou para realizar denúncias, o consumidor pode entrar em contato com o Procon pelo telefone 3621-9818 ou pelo e-mail [email protected].

Imagem: Minerva Studio / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital