Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Produção agrícola deverá bater recorde ano que vem

Para o ano de 2023, a agricultura brasileira deve produzir 293 milhões de toneladas de grãos, leguminosas e oleaginosas.

Nesta quinta-feira (8), dados divulgados pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, feito pelo IBGE, garantem uma alta de 11,8% na produção agrícola de 2023 em relação a 2022. 

A estimativa é de que o setor, para o próximo ano, produza 30 milhões de toneladas a mais que este ano, em relação a grãos, cereais, oleaginosas e leguminosas. A safra deve ultrapassar os 293 milhões de toneladas, se tornando o novo recorde da agricultura brasileira.

Em 2023 a produção agrícola deve superar números de 2022

Os recentes dados divulgados são parte da segunda previsão publicada para o ano que se aproxima. Dados com previsões dos números finais de 2022 também foram divulgados em novembro.

No mês passado, a estimativa divulgada era de que 2022 fechasse o ano com a produção agrícola de 262 milhões de toneladas. Os números superam em 3,7% o ano de 2021, quando foram produzidos 253 milhões.

Os resultados deste ano também apontam um crescimento de 15,1% na produção de algodão herbáceo com relação ao ano passado, além de 22,3% de trigo e 25,5% de milho. Apesar disso, produtos como a soja e o arroz em casca caíram em 11,4% e 8,2% respectivamente.

Produtos que terão destaque em 2023 na agricultura

De acordo com Carlos Barradas, gerente responsável pela pesquisa, produtos como o milho e a soja irão atingir novos recordes de produção, com níveis de série históricos. Assim, mostrando uma recuperação da soja que apresentou queda em 2022.

Os três principais produtos para o ano que vem são arroz, milho e a soja. Juntos a produção agrícola deve representar 91,5% do total para o próximo ano no país. A geração desses deve corresponder a 87% da área de colheita.

*Contém informações da Agência Brasil.

Imagem: Fotokostic | shutterstock.com