Nesta terça-feira (7), a General Motors (GM), dona da marca Chevrolet, anunciou que irá parar sua produção de carros por três semanas na fábrica de São José dos Campos, interior de São Paulo. O intuito dessa ação é readequar a produção, segundo comunicado divulgado pelo sindicato dos metalúrgicos da região.
Produção de fábrica da GM em São Paulo será interrompida; entenda
A GM, dona da marca Chevrolet, anunciou que irá parar sua produção de carros na fábrica de São José dos Campos, em São Paulo. Veja mais!
De acordo com Valmir Mariano, vice-presidente do sindicato, essa readequação, segundo justificativa da própria empresa, é motivada pela queda das vendas. Pois, em fevereiro, as vendas de veículos no Brasil foram menores que 130 mil unidades no total de todas as marcas, o que corresponde ao número de vendas mais baixo dos últimos 17 anos.
Dessa forma, entre os dias 27 de março e 13 de abril, a GM dará férias coletivas aos trabalhadores que atuam na fábrica do interior paulista.
Greve na GM
Em fevereiro, a fábrica da General Motors em Gravataí (RS) já havia interrompido a produção do Onix, o modelo mais vendido do Brasil. No entanto, as férias já estavam programadas para que fosse realizada atualização e modernização das linhas de montagem.
Para além disso, de acordo com o sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, na última sexta-feira (3), a GM deu início a um corte de funcionários, o que fez com que os trabalhadores da fábrica fizessem uma paralisação por uma hora e meia na entrada da unidade nesta terça-feira (7).
À vista disso, também nesta terça, os metalúrgicos que atuam no turno da manhã na fábrica, por meio de uma assembleia, aprovaram um aviso de greve em protesto contra as recentes demissões.
Demissões na GM
De acordo com Mariano, a montadora de São José dos Campos, que emprega cerca de quatro mil funcionários, já demitiu 34 trabalhadores. Contudo, segundo o sindicato, as demissões ocorreram em todos os setores da fábrica, sem que houvesse justificativa ou negociação.
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
Assim, caso a empresa não atenda a reivindicação do sindicato por estabilidade de emprego a todos os trabalhadores, por meio do aviso de greve, há a possibilidade de uma nova paralisação dos funcionários.
Queda na demanda
Embora o número de veículos emplacados em janeiro de 2023 tenha tido um aumento de 12,9% em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio Lima Leite, esse número não representa um crescimento, pois a demanda dá sinais de desaceleração em 2023.
Imagem: Jenson / shutterstock
