Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Profissional liberal pode se tornar MEI?

MEI e profissional liberal são modalidades diferentes, mas você entende a diferença? Confira se o trabalhador liberal pode se tornar MEI.

Trabalhadores liberais são aqueles que decidem trabalhar por conta própria, e não ligados a um contrato com uma empresa. Porém, muita gente tem dúvidas sobre a diferença desse tipo de profissional e os Microempreendedores Individuais (MEI). 

Mas a principal dúvida é se é possível ser um profissional liberal e MEI ao mesmo tempo. Então, para tirar as suas dúvidas sobre o assunto, confira o texto a seguir!

MEI e profissional liberal: entenda a diferença

Primeiramente, vale explicar a diferença entre profissional liberal e MEI. Um profissional liberal é aquele que domina uma técnica em uma área específica de conhecimento e, geralmente, são registrados em conselhos profissionais.

Podemos citar nesta lista advogados (OAB), contadores (CRC), engenheiros (CREA), médicos (CRM) e vários outros.

Ou seja, esse tipo de profissional pode tanto trabalhar com carteira assinada, quanto ser autônomo, ou atuar como pessoa jurídica com um CNPJ. Mas é preciso ter uma graduação e possuir o registro específico da sua profissão.

Já o trabalhador MEI atua como um trabalhador autônomo formalizado, e precisa cumprir alguns requisitos. Por exemplo, possuir uma receita anual que não ultrapasse o teto de R$ 81 mil.

Entre as vantagens dessa modalidade, está a simplificação da carga tributária. Por estar enquadrado no Simples Nacional, este tipo de profissional possui um pagamento de impostos muito reduzido.

Mas, afinal, profissional liberal pode ser MEI? A resposta para essa pergunta é não. O MEI é um tipo de empresa voltada para a formalização de profissionais autônomos.

Enquanto isso, um profissional liberal precisa de uma formação específica, bem como o registro nos conselhos de classe para poder exercer sua profissão.

Portanto, um profissional liberal não pode ser MEI. Entretanto, nada impede que esse trabalhador decida abrir uma empresa própria. Contudo, estará enquadrado em um regime tributário diferente.

Isso vai variar de acordo com outros fatores, como tipo e tamanho da empresa, escolha de sócios, área de atuação, entre outros.

Imagem: Michele Rinaldi/shutterstock.com