Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Programa de recompra de ações é lançado pelo Santander

Confira o lançamento do programa de recompra de ações pelo Santander. Uma estratégia financeira que molda o cenário corporativo.

O Santander Brasil divulgou o lançamento de um programa inédito de recompra de ações, aprovado pelo conselho de administração do banco. Esse programa abrange a aquisição de até 36.205.005 units ou ADRs (American Depositary Receipts), representando recibos de ações negociados nos Estados Unidos.

A recompra de ações é uma estratégia financeira que pode impactar positivamente a valorização das ações no mercado, indicando a busca por otimização de capital e confiança no desempenho da empresa no mercado.

Programa de recompra de ações do Santander?

A iniciativa é equivalente a aproximadamente 1% do capital social da empresa. Conforme os preços de fechamento das units do Santander na quarta-feira, que era de R$ 29,50, o banco poderia investir até R$ 1,068 bilhão na recompra. O prazo para a aquisição é de até 18 meses.

“A recompra tem como objetivo maximizar a geração de valor para os acionistas através de uma administração eficiente da estrutura de capital e possibilitar o pagamento de administradores, funcionários de nível gerencial e outros trabalhadores da companhia”, informou o banco.

Mão segurando celular que mostra logo do banco Santander. Ao fundo, um notebook
Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com

As units do Santander Brasil são compostas por uma ação ordinária (ON) e uma ação preferencial (PN). Atualmente, o Santander detém 27.192.697 ações ON e o mesmo número de PNs em tesouraria. É importante frisar que uma unit é uma forma diferente de negociar ações, em que mais de um tipo de ação é agrupado em um único ativo.

Veja também:

Bolsa Família: ATENÇÃO equipes do CRAS estão indo até a casa dos beneficiários; entenda

Estratégia beneficia acionistas e funcionários

O Santander Brasil adota a estratégia de recompra de ações para devolver capital aos acionistas, elevando o valor das ações remanescentes e reduzindo sua circulação. Além disso, a medida beneficia funcionários e administradores do banco, utilizando parte das ações recompradas para remuneração.

No entanto, não há mais detalhes sobre como essa ação do Santander Brasil se desdobrará nos próximos meses. O mercado estará de olho neste grande player do setor bancário, cujas decisões podem impactar significativamente o cenário econômico.

Imagem: Manuel Esteban / Shutterstock.com