Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Programa de redução de salários e jornada termina nesta quarta-feira (25)

O Programa de redução do BEm já beneficiou mais de 10 milhões de trabalhadores brasileiros.

No próximo dia 25, termina o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm). Diante disso, as empresas devem terminar os acordo de redução de jornada e salário, ou a suspensão de contratos de trabalho. Em suma, o texto da MP nº 1.045, de 27 de abril de 2021, estima que a nova edição do BEm tenha a duração de 120 dias. 

Programa de redução de salários e jornada termina nesta quarta-feira (25)

O governo pode prorrogar o prazo do BEm. Para isso, o Congresso precisa aprovar a medida, de acordo com as condições orçamentárias. O texto substitutivo da MP, do deputado Christino Aureo recebeu a aprovação da Câmara dos Deputados na semana passada. Agora, o texto está no Senado para análise. 

Criado em 2020 como uma das medidas de enfrentamento à crise econômica decorrente da pandemia, o programa beneficiou 10 milhões de trabalhadores. Cerca de 1,5 milhão de empresas, aderiram ao programa de redução. Apenas em 2021, cerca de 2,5 milhões de trabalhadores tiveram a garantia provisória de emprego. 

O programa estima a redução de salários ou a suspensão dos contratos assim como em 2020. O acordo entre o funcionário e o empresário pode ser de redução de jornada de trabalho e salário nos percentuais de 25%, 50% ou 70%. Como contrapartida, o governo paga mensalmente ao trabalhador, o BEm. Ele corresponde a uma porcentagem da parcela do seguro-desemprego, que o trabalhador receberia se fosse demitido. 

Por fim, ao aderir a essa redução, o trabalhador tem a garantia provisória no emprego durante o período acordado e após o restabelecimento da jornada ou encerramento da suspensão, por tempo igual. Ou seja, se o acordo de redução durou 90 dias, o empregador deve garantir que após o programa, o trabalhador tenha mais 90 dias de estabilidade. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal  do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com