Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Programa para reduzir preço de passagens aéreas será lançado em janeiro

O ministro de Porto e Aeroportos falou sobre o lançamento oficial do programa que promete reduzir os preços das passagens aéreas.

De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o governo está focado em ações para reduzir o preço das passagens aéreas, como o programa Voa Brasil, uma notícia que traz esperança para os consumidores brasileiros. Atualmente, o alto custo das passagens é um dos principais obstáculos para muitos que desejam viajar pelo país.

Em entrevista à CNN, Costa Filho aprofundou os detalhes deste novo cenário. O ministro destacou a falta de concorrência no mercado aéreo como um dos maiores entraves para a redução dos preços. 

Por isso, o aumento do número de companhias aéreas em operação no Brasil está entre as principais metas do Governo. “A gente tem trabalhado para ampliar novas companhias aéreas no Brasil”, disse o ministro. As informações são da CNN. 

Mãos segurando passaportes, passagens aéreas e uma mala de viagem. Ao fundo, o interior de um aeroporto aparece desfocado.
Imagem: TravnikovStudio / Shutterstock.com

Programa Voa Brasil para reduzir preços das passagens aéreas

O ministro anunciou que o programa Voa Brasil será lançado na segunda quinzena de janeiro de 2023. Uma das grandes expectativas em torno deste programa é da possibilidade de incentivar a vinda de mais companhias “low-cost”, caracterizadas por oferecerem tarifas mais baixas. 

Veja também:

Lula aprova lei que torna o Dia da Consciência Negra feriado nacional; saiba mais

Vale ressaltar, porém, que o governo não divulgou detalhes do programa para oferecer passagens aéreas mais em conta ou as estratégias específicas para atrair essas companhias. Estes poderão ser divulgados apenas no lançamento oficial do programa.

Cenário atual da aviação

Os números apresentados por Costa Filho mostram um cenário promissor para a aviação brasileira. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Brasil registrou 98 milhões de passageiros em 2022, e a expectativa é que este número feche com cerca de 115 milhões em 2023, representando um crescimento de mais de 17%.

“Nestes próximos três anos, a expectativa é que o Brasil tenha mais de 130 milhões de passageiros”, disse o ministro, manifestando seu otimismo com as perspectivas para o setor.

Em outubro e novembro, segundo dados do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), as passagens aéreas foram o item de maior peso para o resultado da inflação. A alta acumulada do item alcança mais de 30% no ano.

Imagem: TravnikovStudio / Shutterstock.com