Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lula aprova lei que torna o Dia da Consciência Negra feriado nacional; saiba mais

Lula sanciona lei instituindo feriado nacional no Dia da Consciência Negra. Conheça os detalhes da aprovação histórica e seu impacto.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta quinta-feira (21) o projeto de lei que estabelece novo feriado. Desse modo, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra agora é feriado em todo o Brasil. Celebrada em 20 de novembro, a data marca a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares no século XVII.

Desse modo, representa um momento de conscientização sobre a cultura negra e a luta por direitos dessa população no país. Anteriormente reconhecida como feriado em seis estados e cerca de 1,2 mil cidades, a celebração agora ganha status nacional. Os estados Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo, além da cidade de Boa Vista, em Roraima, já adotavam o feriado.

Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra agora é feriado nacional

O projeto de lei foi aprovado pela Câmara e pelo Senado no mês passado, impulsionado pela recém-formada bancada negra da Câmara. A iniciativa busca consolidar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, não apenas como um feriado ou data de homenagem, mas também como um momento de promoção da igualdade racial.

Veja também:

Celular Seguro foi criado pelo governo para controlar o telefone dos brasileiros? Entenda a polêmica

desenho de mulher negra com as palavras "dia da consciência negra" em branco e "20 de novembro" em amarelo
Imagem: Slow Area / Shutterstock.com

Em 2011, o Congresso Nacional brasileiro aprovou a iniciativa ao instituir o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a ser comemorado anualmente em 20 de novembro. Entretanto, apesar da aprovação da lei, os parlamentares da época optaram por não transformar o dia em um feriado nacional.

Conscientização e reconhecimento

Esse dia especial celebra as conquistas e contribuições da comunidade negra, bem como serve como um lembrete de que a luta contra a discriminação racial é um compromisso coletivo.

Por fim, ao reconhecer a importância do feriado nacional, o governo federal reforça o comprometimento com a pauta de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária para todos.

Imagem: Isaac Fontana / Shutterstock.com