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Há diferença entre programas de pontos de cartão de crédito?

Ao contrário de outros programas, no caso dos cartões o recebimento de pontos não está atrelado a lojas, produtos ou serviços específicos

Muito provavelmente, você já ouviu falar sobre programas de pontos. Eles são cada vez mais populares, ainda que não estejam na vida de todos os brasileiros. Mas, afinal, quais são as diferenças entre os programas de pontos de cartão de crédito?

A dúvida pode surgir porque eles não são as únicas opções. Além do acúmulo de pontuação por meio de compras no cartão de determinadas bandeiras, ainda existem empresas focadas em planos de fidelidade e programas de milhas.

Neste artigo, vamos explicar melhor o que são os programas de pontos de cartões de crédito, além de detalhar as suas principais diferenças em relação aos similares. Confira!

Programas de pontos em cartões de crédito

Primeiramente, a principal característica dos programas de pontos de cartões de crédito é a sua continuidade.

Diferentemente de outros tipos de programas, no caso dos cartões o recebimento de pontos não está atrelado a lojas, produtos ou serviços específicos.

Ocorre que cada compra ou valor gasto possui uma correspondência em pontos. 

Alguns programas contabilizam uma determinada quantidade de pontos para cada transação feita com o cartão, enquanto outros podem atrelar o acúmulo de pontos à quantidade de reais ou a correspondência em dólares gasto. 

Então, em todos os usos do cartão é possível receber alguma quantidade.

Assim, os pontos associados ao cartão de crédito da pessoa em questão podem ser utilizados na compra de produtos. Também é comum que os pontos não sejam utilizados necessariamente para a aquisição direta de um produto.

Em alguns casos, pode ser que os pontos sirvam para estipular descontos no preço total da compra ou benefícios como compras em dobro.

Como aderir a um programa de pontos no cartão de crédito

É importante lembrar que cada banco, financeira ou bandeira de cartão tem as suas particularidades na hora de participar de um programa de pontos

No entanto, em todos os casos há uma regra: possuir um cartão da empresa, é claro.

Vale uma breve ressalva: as bandeiras não são emissoras. Isso é, a mesma bandeira pode estar presente em diversos bancos

Nubank e Itaú, por exemplo, são duas financeiras que utilizam a bandeira MasterCard. Contudo, cada uma dessas empresas possui o seu próprio programa de pontos.

Outro exemplo é o da Elo. Bandeira de cartões de bancos como Caixa e Banco do Brasil, ela possui seu próprio programa de pontos, diferente daquele dos bancos.

No caso dos bancos, é comum que o programa de pontos possa ser acessado pelo próprio aplicativo. Contudo, políticas de pontuação, empresas parceiras e política de compra com a pontuação são aquelas das próprias financeiras.

Já no caso de um programa associado a uma bandeira, a regra do programa de pontos do banco não importa. É necessário fazer um cadastro no aplicativo próprio ou site dessa instituição, que terá regras específicas.

É importante sempre ficar atento às políticas de cada programa. 

Em alguns casos, ele pode ser exclusivo para compras no crédito, enquanto outros podem possibilitar o acúmulo também com transações em débito. Normalmente, compras nacionais e internacionais são válidas.

Crescimento dos programas

Os programas de pontos podem ou não ser pagos e, quando são, costumam ser cobrados na anuidade do cartão ou em taxas fixas. É importante procurar pela política da empresa. 

Conforme a Associação Brasileiras de Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), no primeiro semestre de 2022 eram mais de 185 milhões a quantidade de cadastros em programas de pontos.

Esse valor, no entanto, inclui também empresas com foco em serviços de benefícios e aquelas de milhas. 

MasterCard e Elo, por exemplo, fazem parte da associação, mas não estão sozinhas. 

Entenda, a seguir, as principais diferenças entre cada tipo de programa.

Veja também: Quais são os melhores programas de milhas aéreas do Brasil

Cartão de crédito
Imagem: Yulia Grigoryeva/shutterstock.com

Diferença entre pontos e milhas

Um programa de milhas é aquele que permite trocar o seu valor acumulado por viagens aéreas. Ele pode ser tanto desenvolvido por uma companhia aérea quanto por uma empresa de benefícios.

Apesar do nome sugerir que esse tipo de programa possa estar associado à quantidade de milhas ou quilômetros viajados, não é assim que eles funcionam no Brasil, em geral. 

Os programas de milhas costumam beneficiar por viagem, com variáveis associadas à natureza do voo (doméstico ou internacional) e à categoria que o cliente já atingiu, baseada no número de viagens feitas.

Apesar de serem diferentes, muitos dos programas de pontos e milhas já possuem uma ligação. Em alguns casos, é possível transferir a pontuação acumulada em um programa de cartão de crédito para a conta do programa de milhas.

Os programas de milhas associados a empresas aéreas são o Smiles (Gol), o LATAM PASS (Latam) e o TudoAzul (Azul).

Diferença entre empresas de benefícios e programas de pontos de cartão de crédito

Empresas como Livelo e Dotz são negócios em que a atuação principal é focada em programas de pontos. 

Ao contrário das financeiras e bandeiras de cartão, essas companhias têm a proposta de fornecer serviços como o programa de pontos.

Uma empresa como essa normalmente possui um marketplace. Por meio de aplicativo ou site, é possível acessar essa loja online e comprar produtos de empresas parceiras. 

As compras por meio dessas páginas podem ter diversos benefícios, como descontos, cashback e programas de pontos.

Os pontos acumulados na conta associada à pessoa compradora podem variar de acordo com cada loja. O valor de R$ 1, em alguns casos, pode ser convertido em dezenas de pontos. Nesses casos, uma boa ideia é se manter atento às ofertas.

Essas empresas também podem permitir a troca de pontos por milhas em empresas parceiras.

Cadastro em um programa

Por fim, os programas de pontos nem sempre são gratuitos. Nos casos dos cartões de créditos, tanto aqueles de bandeiras quanto os de bancos podem ter uma taxa. 

Pessoas que fazem um uso frequente do cartão ou muitas viagens devem colocar esse custo na ponta do lápis.

Em alguns casos, a quantidade de pontos que poderia ser convertida em milhas compensa o investimento. O mesmo vale para a quantidade de transações ou valores financeiros movimentos no cartão.

Uma boa ideia é começar se habituando por meio de empresas de benefícios: entender como funciona a dinâmica da troca de pontos e o seu acúmulo e, então, começar a ponderar sobre outros serviços.

(Com Iuri Santos)

Imagem: robertindiana / Shutterstock.com