Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Projeto de Lei pode instituir Passe Livre Estudantil em todo o Brasil

Confira mais sobre a proposta do Passe Livre Estudantil e veja quando ela deve ser votada.

O Passe Livre para estudantes é um pedido bem antigo, e de tempos em tempos ele é novamente reivindicado. Contudo, agora existe uma boa chance dessa proposta realmente entrar em discussão no Congresso. Isso porque um Projeto de Lei no Senado Federal prevê a instituição do Passe Livre Estudantil em todo o país.

Agora, resta saber se o projeto terá sua aprovação tanto no Senado, quanto na Câmara. Então, para saber mais sobre o tema, e se o Projeto deve entrar em vigor em breve, confira o texto a seguir!

Projeto de Lei quer Passe Livre Estudantil em todo o Brasil

Primeiramente, vale dizer que o Projeto de Lei n° 1706 teve criação ainda no ano de 2019. Seu objetivo principal é a implementação do Passe Livre Estudantil, e sua autoria é do Senador Izalci Lucas (PSDB – DF).

O texto, entretanto, já está tramitando há algum tempo no Congresso, mas sem avançar. No entanto, a expectativa é que a votação possa ocorrer em breve.

Caso aprovado, o PL que trata do Passe Livre permitirá que estudantes matriculados em instituições de ensino possam usufruir do transporte rodoviário e semiurbano de forma totalmente gratuita. A ideia é que o estudante possa ir de sua residência até sua instituição de ensino sem custos. A iniciativa, porém, só vale para áreas urbanas.

Por fim, de acordo com o texto, não existe um limite de passagens que o estudante teria direito. Para isso, o governo consideraria a quantidade de transportes necessários no trajeto entre a residência e a instituição do beneficiário em questão.

O PL determina que caberá aos poderes executivos locais determinar de que forma se aplicará a gratuidade. Agora, caso receba sinal verde, o Projeto de Lei do Passe Livre Estudantil deve passar por outras comissões no Senado. Em seguida, vai para a Câmara dos Deputados e, se aprovado, para sanção presidencial.

Imagem: bbernard | shutterstock