Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Projeto de lei visa à proibição do TikTok

Se aprovado, a proibição do TikTok será para toda a população e o aplicativo será banido do telefone de todos os usuários. Entenda o caso!

Foi apresentado na data de ontem (13), no Congresso dos Estados Unidos, um projeto de lei que propõe a proibição total do aplicativo TikTok dentro do território norte-americano. O pedido de bloqueio acontece em um momento em que o país vive uma constante preocupação com a invasão do espaço aéreo pelo governo da China.

Além do TikTok, o projeto de lei também pede o banimento de todas as redes sociais que podem ter influência do governo de países que os EUA consideram preocupantes. Por exemplo, a Coreia do Norte, Rússia, Irã, Cuba e Venezuela.

Projeto de lei para o fim do Tik Tok nos EUA é bipartidário

Como o temor do vazamento de dados dos cidadãos e governo norte-americano é pauta tanto do Partido Republicano como do Democrata, o projeto de lei para proibir o TikTok tem assinatura de ambos.

Contudo, o alerta vermelho sobre o fato pode ter acendido quando o diretor do FBI, Christopher Wray, esteve no congresso americano em novembro do ano passado e levantou a hipótese do governo chinês acessar a base de dados do app de usuários dos EUA.

Segundo Wray, a China poderia também usar do TikTok “para controlar a coleta de dados de milhões de usuários ou controlar o algoritmo de recomendação, que pode ser usado para operações de influência”.

Em defesa do app, a executiva do TikTok, Vanessa Pappas, declarou ao congresso que a plataforma progride em direção a um acordo com o governo dos EUA. Segundo ela, o objetivo é “atender plenamente aos interesses de segurança nacional dos EUA”.

Pela atual lei vigente na China, a empresa dona do TikTok, ByteDance, deve disponibilizar ao Partido Comunista Chinês todos os dados coletados através da plataforma.

Outros aplicativos que já foram proibidos ao redor do mundo

A possível proibição do TikTok nos Estados Unidos não é a primeira situação que envolve o banimento de um app pelo governo de um país. Isso porque, há outros casos em que a proibição de uma plataforma atingiu toda uma população.

Por exemplo, quando a Indonésia baniu a plataforma Vimeo, o Reddit e o Imgur, sob alegação que eles permitiam o compartilhamento de conteúdo negativo ou pornográfico. A determinação vale até hoje em todo o país.

Outros casos famosos envolveram o Uber e países como Colômbia, Itália e parte da Ásia e Oriente Médio. Em diferentes ocasiões, o app de transporte não pode operar devido ao seu modelo de negócio ser incompatível com as leis de cada país.

Imagem: Cottonbro Studio/Pexels