Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Projeto proíbe operadoras de cancelar celular de beneficiários do CadÚnico que não fizerem recarga; saiba mais

Um novo projeto de lei que visa prevenir o cancelamento de números de telefone de cidadãos inscritos no CadÚnico. Confira!

Recentemente, um novo projeto de lei que visa prevenir o cancelamento de números de telefone de cidadãos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) devido à falta de recargas foi apresentado à Câmara dos Deputados.

Intitulado Projeto de Lei 359/24, o texto indica que será função da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinar quais números serão incluídos nas novas regras. De acordo com o deputado Pedro Campos (PSB-PE), autor do projeto, é preciso garantir o acesso da população em situação de vulnerabilidade social aos serviços de telefonia móvel pessoal.

Manutenção dos celulares de beneficiários do CadÚnico

Assim, a análise da proposta será em caráter conclusivo pelas comissões de Comunicação, de Defesa do Consumidor, de Constituição e Justiça e de Cidadania. Além disso, os cidadãos poderão oferecer opiniões e comentários sobre o Projeto de Lei 359/2024 por meio de uma plataforma online oferecida pela Câmara. 

Dessa forma, esse movimento é mais um passo importante para garantir o atendimento dos direitos e necessidades básicas dos cidadãos mais vulneráveis. A manutenção dos números de telefone destes cidadãos é crucial para assegurar sua inclusão na vida digital e em vários aspectos da sociedade em geral. 

Veja também:

Imposto de Renda: prazo para envio da declaração começa em breve; confira

Assim, caso aprovada, a lei poderá ter um impacto significativo, ajudando a assegurar a continuidade dos serviços de telefonia para milhares de brasileiros.

Aplicativo de cadunico aberto em um celular
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com

Outros benefícios

Enfim, além do proposto no projeto, atualmente, os beneficiários que integram o CadÚnico já contam com o acesso a diversos programa sociais, entre eles:

  • Bolsa Família;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE);
  • Isenção de taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
  • Isenção de taxa de inscrição em concursos públicos;
  • Minha Casa, Minha Vida;
  • Água para Todos;
  • Carteiro do Idoso;
  • Identidade Jovem (ID Jovem);
  • Auxílio Gás Nacional.

Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com