proScore lança nova funcionalidade antifraude, o proX; confira
A proScore laçou sua nova funcionalidade, o proX, ferramenta de cruzamento informacional, que irá ajudar as instituições financeiras. Confira
No dia 24 de outubro, na cidade de São Paulo (SP), aconteceu o “Score Summit”, primeiro evento dedicado exclusivamente à ferramenta de score no Brasil. A iniciativa foi organizada pela proScore, bureau de crédito que oferece soluções de crédito e risco para empresas.
Assim, com o tema “Score sem fronteiras, infinitas oportunidades”, a proScore aproveitou o evento para lançar sua nova funcionalidade, o proX, ferramenta de cruzamento informacional que irá ajudar as instituições financeiras a cumprirem a Resolução Conjunta nº 6 do Banco Central do Brasil. Confira!
Resolução Conjunta nº 6 do Banco Central
Portanto, para entendermos melhor qual a funcionalidade do proX, precisamos entender primeiro o que é a Resolução Conjunta nº 6, de maio de 2023, do Banco Central e do Conselho Monetário Nacional (CMN). Em síntese, o objetivo da resolução é aumentar a eficiência das ações de prevenção, detecção e repressão de fraudes no sistema financeiro.
Assim, os bancos são obrigados a adotar as seguintes medidas:
- Compartilhar informações sobre fraudes;
- Adotar medidas de segurança;
- Fortalecer a governança e a cultura de segurança.
Dessa forma, a resolução nº 6 passou a vigorar no dia 1º de novembro de 2023. E, caso as instituições financeiras não se adaptem às medidas, poderão sofrer penalidades. Diante disso, o proX se torna um importante aliado dessas empresas, como um intermediário.

Qual é a função do proX?
De acordo com Mellissa Penteado, CEO da proScore, as instituições financeiras, juntamente com o Banco Central uniram os esforços para criar uma proteção antifraude por meio da resolução n.º 6. E, assim, um compartilha com o outro as fraudes sofridas para que elas sejam evitadas.
Veja também:
Funcionários do Governo vão PARAR dia 8 de novembro; entenda o motivo
Diante disso, o proX é uma plataforma tecnológica, “de cruzamento informacional com segurança, agilidade e anonimização, que segue todos os protocolos e requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”. Dessa forma, a proX funciona como “um agente neutro para que todos os participantes possam cruzar e trocar informações e se beneficiar desse cruzamento”.
Imagem: Gorodenkoff/shutterstock.com