Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Proteja-se: conheça os golpes com cartão de crédito mais frequentes

Você sabe como funcionam os golpes com cartão de crédito? Veja os mais comuns e saiba o que fazer para se proteger!

O uso do cartão de crédito é essencial para quase todo mundo. No entanto, esse item pode causar dores de cabeça nas mesmas proporções que é muito útil. Isso porque um dos tipos mais comuns de fraude financeira se vale dele para fazer suas vítimas.

Os golpes com cartão de crédito são variados. Um dos mais conhecidos e frequentes é a clonagem. Também existem golpes que se utilizam de supostos erros nas maquininhas de pagamentos para fazer você ter que repetir a operação (e acabar pagando duas vezes).

A boa notícia é que há formas de se proteger de todos esses esquemas. Para isso, entretanto, a primeira coisa que é preciso fazer é entender como eles funcionam e saber identificar situações suspeitas. Mas afinal de contas, você seria capaz de fazer isso?

Golpes com cartão de crédito

O golpe da clonagem do cartão funciona quando o bandido tem acesso a seus dados bancários. Isso pode acontecer por vazamentos, quando você insere essas informações em sites suspeitos, ou quando passa seus dados por livre e espontânea vontade.

Mas por que alguém faria isso? Os criminosos usam de truques para fazer você acreditar que eles representam seu banco e pedem que você passe essas informações. Os motivos usados são muitos, podendo ser “atualizações” da conta ou até mesmo para receber algum suposto brinde.

Já o golpe da maquininha consiste em apresentar o aparelho com algum defeito na tela (de maneira que não se veja direito o valor cobrado), ou até mesmo alegar “falhas na hora de processar o pagamento. Você, então, vai ser orientado a fazer tudo de novo, sem saber que a primeira transação, na verdade, já tinha valido.

Outros golpes, como trocar seu cartão por outro (o que acontece especialmente em eventos lotados como shows e teatros) e até mesmo sites de e-commerce falsos também são comuns. A forma de se proteger de todos eles é semelhante.

Como fugir de golpes?

Em primeiro lugar, você precisa lembrar que não se deve confiar em pessoas desconhecidas na internet que solicitam dados sensíveis. Pode parecer óbvio, mas alguns golpes são bem elaborados e acabam convencendo o consumidor.

Também preste muito atenção toda vez que estiver usando seu cartão, não entregando ele na mão de terceiros em nenhum momento. Não esqueça: os bancos nunca pedem senhas e outros dados confidenciais da sua conta ou cartão.

Imagem: Yulia Grigoryeva / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital